São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994 |
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Radiador requer checagem e limpeza completa todo ano
ROSANGELA DE MOURA
O professor de mecânica Hans Havache recomenda que o radiador seja limpo dentro e fora. O acúmulo de poeira tanto na parte externa como dentro do radiador prejudica o funcionamento. Havache diz que o líquido de arrefecimento deve ser totalmente substituído e é necessário fazer uma revisão completa no sistema pelo menos uma vez por ano. O líquido é composto de elementos que evitam a ferrugem e seu nível deve ser controlado semanalmente. Completar a quantidade necessária apenas com água pode alterar a concentração do produto. É melhor comprar o aditivo em concessionárias, com garantia. Hoje os carros de linha usam radiadores selados, feitos de material plástico e alumínio (os mais antigos, como Opala, Del Rey e Chevete, usavam radiadores de cobre), que geralmente são substituídos quando começam a dar problemas. Roberto Castagna, proprietário da oficina Império dos Radiadores, explica que radiadores novos só podem ser recondicionados se a peça não foi amassada, e que a única substituição que pode ser feita é a troca das guarnições (juntas de borracha internas). O radiador é apenas um dos componentes do sistema de controle de temperatura do motor que inclui ainda a válvula termostática, a bomba de água, o cebolão (ou cebolinha) e a ventoinha. Essas peças permitem ao motor operar em torno de 82 graus e 85 graus, nível ideal de temperatura. Ela é controlada pela válvula termostática. Ao ser atingido o limite (próximo dos 90 graus), a válvula libera a passagem, do motor para o radiador, do líquido de arrefecimento, composto de água mais aditivo (etilenoglicol). O radiador espalha este líquido por uma serpentina de tubos que, em contato com o ar externo (direcionado para os tubos através de aletas), perde temperatura. Se a temperatura do líquido ainda estiver alta, entra em ação um interruptor térmico que aciona a ventoinha, um hélice que aumenta o fluxo de ar ainda mais. O líquido resfriado volta então ao motor, formando um ciclo contínuo de controle de temperatura. Texto Anterior: CD no porta-malas dificulta os furtos Próximo Texto: Vidro colado deve ser mais usado; Gás de escape refrigera carga; Oficina terá serviço para asiáticos Índice |
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