São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT fica no "muro" em relação ao plano

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT ainda não sabe como agir frente à eventual redução da inflação com o lançamento do Plano Real, previsto para o próximo dia 1º.
O partido vai aguardar o anúncio das medidas do plano para definir ações contra a nova moeda. Já é previsto o apoio do PT às manifestações contrárias ao plano promovidas pela CUT.
Durante o fim-de-semana, a direção nacional manteve encontro em São Paulo. O partido não chegou a nenhuma conclusão sobre a nova moeda.
O PT entende que o plano é um "estelionato eleitoral" para fortalecer a candidatura do ex-ministro Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Oficialmente o partido afirma que, ao contrário do que ocorreu com o Plano Cruzado, o eleitor não será seduzido pela redução momentânea da inflação.
A Folha apurou, no entanto, que o candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, está preocupado com o que chama de "efeito psicológico" da nova moeda sobre a população.
Durante a reunião da direção do partido, Lula cobrou ações do PT para minimizar um eventual efeito positivo para a candidatura de Fernando Henrique.
Segundo Lula, o partido vai apoiar ações na Justiça contra perdas salariais. Na sua opinião, o governo Itamar Franco dá sinais de que vão ocorrer perdas.
Para o candidato do PT, ao editar o Plano Real, o governo está repetindo a fórmula de combater a inflação com recessão.
Segundo ele, se o Ministério da Fazenda optar pela dolarização haverá um "congelamento da miséria"já que os preços dispararam nas últimas semanas.
Além da direção do partido, participaram do encontro economistas do PT, como o deputado Aloizio Mercandante e a economista Maria da Conceição Tavares.
Na análise do presidente do partido, Rui Falcão, ainda não é o momento para o PT apresentar alternativas às medidas econômicas do governo federal.

Texto Anterior: Brizola volta a pedir apoio de peemedebista
Próximo Texto: Secretário dos EUA vê 'moderação' em Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.