São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nike é homenageada este ano

NELSON BLECHER
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A cada ano, os organizadores do Festival Internacional do Filme Publicitário de Cannes homenageiam um grande anunciante.
Desta vez, quem subiu ao podium foi o empreendedor que construiu uma marca de sucesso em mais de cem países: Philip Knight, 56, co-fundador e presidente da Nike.
A estratégia que levou a companhia a faturar US$ 4 bilhões anuais foi concebida por Knight quando ele ainda cursava a Universidade de Stanford, nos anos 60.
Num dos trabalhos, ele escreveu que calçados de qualidade poderiam ser manufaturados na Ásia, ter design norte-americano e ser vendido nos EUA a preços inferiores aos da Alemanha.
Em 1964, Knight pode começar a pôr à prova sua visão de empreendedor. Fundou, juntamente com um amigo, Bill Bowerman, uma firma de importação de calçados.
Capital investido: US$ 500. A Blue Ribbon Sports (BRS Inc.) operava na lavanderia de uma casa, enfrentando dificuldades.
Até 1969, Knight foi perito em contabilidade e lecionava na Universidade de Portland. Nas horas de folga, carregava o porta-malas do carro com os calçados que vendia como um ambulante.
O sucesso começou partir de 1972, quando foram lançados os primeiros calçados esportivos da Nike com a marca Cortez.
Hoje, a Nike é a companhia número um do setor: projeta, produz e comercializa calçados, roupas e acessórios de mais de vinte 20 categorias esportivas. (NB)

Texto Anterior: Cannes premia filmes que "disfarçam" o produto
Próximo Texto: Knight disse que detestava publicidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.