São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
A franquia é uma festa
MARCELO CHERTO ; MARCUS RIZZO A franquia que é uma festaMARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO A abertura do mercado aos importados foi um legado positivo do governo Collor. Com tudo o que o ex-presidente possa ter feito de errado, não se pode negar a ele o reconhecimento por essa providência que obrigou os empresários a procurar oferecer ao mercado o que este deseja consumir. Essa mudança de atitude pode ser percebida nos ramos mais variados. Até na maioria das montadoras, que nos últimos 20 anos andavam acomodadas e finalmente se deram conta de que o brasileiro não gosta de comprar carros que custam mais caro do que um bom automóvel em qualquer país decente. Mesmo em negócios bem mais simples, a abertura das importações levou a mudanças. Um dos ramos onde isso fica evidente é o de lojas de artigos para festas, ainda que não tenham pintado por aqui lojas como as que se vêem nos EUA, como a Paper Warehouse. Trata-se de uma rede de lojas de descontos de artigos para festas. A ênfase está nos itens de papel, mas há outros artigos: de enfeites a balões, de fitas a lembrancinhas. Mas o foco está no papel. Tanto assim, que uma loja típica da rede também vende formulários para computador, papel sulfite, envelopes, clips, grampos, artigos para artistas e designers. Uma típica franquia Paper Warehouse (numa tradução bem livre: Depósito do Papel) tem entre 400 a 700 m2 e funciona no esquema de auto-serviço para manter os custos operacionais baixos. Além de assessoria na definição e negociação do ponto e na instalação da loja, a franqueadora fornece: manuais de operações, treinamento intensivo, consultoria de campo permanente, sistema informatizado de gerenciamento de estoques, propaganda cooperada, sistema de compras centralizadas e mais algumas coisinhas. Nos EUA, o investimento para se montar uma franquia dessas varia entre US$ 115 mil e US$ 250 mil, incluindo a taxa de franquia, equipamentos e instalações, estoque inicial e capital de giro. Informações:fax para Vernon Lewis, diretor de venda de franquias, tel. (00-1-612) 829-0247. MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, conferencistas e autores de "Como Comprar sua Franquia". Texto Anterior: Nova postura gerencial vai a debate hoje Próximo Texto: Cannes premia filmes que "disfarçam" o produto Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |