São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo mostra seus retratos de Bali

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Exposição: Panorama de fotos de Angelo Pastorello
Onde: Li Photogallery (r. da Mata, 70, tel. 011/883-0300, zona sul)
Quando: Hoje, às 19h; de segunda a sexta, das 11h30 às 18h, domingos, das 11h30 às 17h
Entrada: franca

O fotógrafo publicitário Angelo Pastorello mostra a partir de hoje, na Li Photogallery, um panorama de seus trabalhos pessoais e profissionais. Apresentando-se em várias coletivas, essa é a sua primeira mostra individual.
Pastorello sintetiza suas atividades entre retratos e ensaios, alinhados a partir de pesquisas com filmes convencionais e com filmes infravermelho.
Segundo o fotógrafo, a técnica presta serviço à arte, dando à concepção cênica um resultado esteticamente melhor.
Exemplo é o menino flagrado dentro de um mangue, no Mercado Flutuante, na Tailândia. O brilho da luz em seus braços e o forte contraste foram obtidos durante o processamento da imagem no laboratório.
Nos portraits, Pastorello é fiel à natureza do retratado, como na foto da mulher de uma tribo de Bali (Indonésia). Apesar de sua informalidade, o registro conta com a cumplicidade dos efeitos da luz.
Entre os trabalhos, destaca-se o do cemitério de Trunyan, também em Bali, o único da região que não crema os mortos e conserva seus ossos em um altar.
Para os ensaios feitos em estúdio, o fotógrafo aproveitou a textura e os contornos do corpo feminino e definiu suas formas através das referências gráficas do desenho.
As imagens foram trabalhadas, de forma a produzir sombras, que foram levemente delineadas, intuindo a idéia do segredo e da intimidade.
Além de ser impressa em papel especial de fibra de algodão, a série de fotos foi tratada com produtos químicos, como o selênio, que destaca as sombras contidas nas cenas.
Outro produto é o ouro, que empresta uma tonalidade azul aos registros feitos em preto e branco.

Texto Anterior: Goiabada; Bumerangue; Quibe; Coroa; Edredon; Sedex
Próximo Texto: Sonic Youth enfrenta sua crise dos 40
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.