São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
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Media Foundation luta para ter acesso à TV

DA REPORTAGEM LOCAL

A principal parte do dinheiro da Media Foundation vem de doações de simpatizantes e da venda (assinaturas e em bancas) da revista quadrimestral "Adbusters", dedicada ao "meio ambiente mental".
A tiragem é de 20 mil exemplares ("Mas está aumentando rapidamente", diz o editor Kalle Lasn). Mais da metade é vendida nos Estados Unidos. Cada exemplar custa US$ 5,75.
A única verba pública que entra na fundação vem como subsídios para o programa de treinamento profissional: a Media Foundation mantém um projeto de formação de diretores de arte e produtores de cinema dentro de suas atividades.
Os militantes da fundação acreditam na paródia como a forma mais eficiente de combate aos efeitos da publicidade. "A única maneira de ganhar essa guerra é usando as mesmas armas, fogo contra fogo", diz Lasn.
Não existem números objetivos sobre o impacto dessas antipublicidades sobre os consumidores. "Mas sabemos que atingimos milhões de pessoas pela TV. Muitas pessoas que representam os produtos atingidos pelas nossas campanhas, como Absolut Vodka, estão furiosas com o que fazemos. Imagino que estejamos tendo algum impacto", diz Lasn.
A Media Foundation tem pelo menos um precedente histórico capaz de manter de pé suas esperanças enquanto espera a decisão da Suprema Corte canadense sobre suas reivindicações de direito de acesso às grandes redes de TV.
"Nos anos 70, as companhias de tabaco anunciavam na TV no Canadá. Uns poucos mas muito brilhantes anti-anúncios contra o cigarro começaram a aparecer na televisão. Feitos por pessoas como nós. Eram mensagens tão fortes, que em poucos anos as companhias de tabaco acabaram desaparecendo da TV. O mesmo pode acontecer com carros, com a moda, com a floresta e outras questões", diz Lasn.
Maiores informações: The Media Foundation (1243 West 7th Avenue Vancouver, B.C., V6H 1B7 Canadá - tel. (604) 736-9401)

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