São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Heterossexuais participam e polícia colabora

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Exceto por algumas mulheres com seios de fora, uns poucos travestis e vários homossexuais vestindo roupas e acessórios feitos de couro, o público da passeata "Stonewall 25", realizada ontem em Nova York, mostrou-se extremamente comportado.
A maior parte dos manifestantes, homens e mulheres, vestia bermudas, tênis ou botas e camisetas brancas com inscrições pró-homossexuais.
Centenas também traziam penduradas no peito medalhas conquistadas durante os Gay Games, as "olimpíadas gays" que aconteceram esta semana em Nova York.
Os Gay Games-4 terminaram no sábado e trouxeram para a cidade 10 mil atletas de 44 países. O público da "olimpíada gay" ultrapassou 500 mil pessoas e estava quase todo na passeata de ontem.
Dezenas de pessoas trouxeram instrumentos musicais, como saxofones e pandeiros, e tocaram durante toda a passeata.
Muitos fizeram shows isolados no Central Park mais tarde, enquanto líderes de grupos homossexuais discursavam em um palanque montado pela prefeitura.
Havia centenas de pessoas que aparentemente não eram homossexuais. Sam e Janet Kuchin, um casal na casa dos 60 anos, disseram à Folha que estavam participando para lembrar um filho homossexual que morreu vítima da Aids há dois anos.
Bruce, 34, e Nancy Auerbach, 30, levaram o filho Raul, de 8 anos, à passeata pelo fato de acharem "importante para sua formação pessoal".
Havia ainda dezenas de casais heterossexuais de adolescentes, alguns em que o homem vestia saia e a mulher um bigode postiço, e pessoas acenando ou jogando papel picado pelas janelas ao redor de onde a passeata passou.
A polícia, responsável pela repressão que gerou a "revolta de Stonewall" há 25 anos, estava espalhada por todo o trajeto da passeata e comportou-se gentilmente durante todo o tempo. (FCz)

Texto Anterior: Grupos se organizam por idade e profissão
Próximo Texto: Oposição faz seu protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.