São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBGE divulga 1ª inflação em real dia 8

DA SUCURSAL DO RIO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai divulgar a primeira inflação em real por volta do dia 8 de julho.
Este índice, segundo a gerente de índices do instituto, Márcia Quintslr, reflete a variação dos preços de 1º a 7 de julho e das três semanas finais de junho –os preços em cruzeiros reais serão transformados em URV (Unidade Real de Valor) na data da coleta.
O primeiro IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor do Real) será divulgado no último dia de julho (conforme determina a lei 8.880, que instituiu a URV e o real). Ele medirá quinze dias de inflação em real (1º a 15 de julho) e quinze dias de inflação em cruzeiros reais (l6 a 30 de junho).
Com a introdução do IPC-r, o IBGE deixará de fazer a coleta do INPC-E, que tem as mesmas características do novo índice.
A primeira inflação exclusivamente em real só será conhecida no início de setembro.
O IRSM (Índice de Reajuste do Salário Mínimo) será calculado pela última vez em junho, para servir de base de cálculo para as entidades sindicais negociarem reajustes nas datas-base.
Em julho, o IBGE vai divulgar apenas um índice em cruzeiros reais. Trata-se do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Rio e São Paulo relativos à coleta de preços entre os dias 1º e 30 de junho.
Para o IBGE, o motivo de divulgar apenas inflação em real (como quer a equipe econômica) se deve ao fato de que já houve uma adaptação à nova moeda (do cruzeiro real para URV).
Como o uso da URV se intensificou em maio e junho (depois de ter sido introduzida em março) e existe paridade entre URV e real (uma URV valerá um real), o IBGE optou por esta metodologia. A explicação está na nota metodológica divulgada ontem.

Texto Anterior: Restituições serão corrigidas pela Ufir no real
Próximo Texto: Empresas querem voltar aos aeroportos centrais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.