São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar anuncia criação oficial da moeda na quinta-feira

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco anuncia na manhã da próxima quinta-feira, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, a criação oficial do real. Seu discurso será transmitido por cadeia nacional de rádio e televisão.
A Fazenda deseja divulgar a MP (medida provisória) do real amanhã e publicá-la na edição de quinta do "Diário Oficial da União".
A equipe entende que isso fará com que a maior parte dos agentes econômicos conheceça as regras de transição quando a nova moeda começar a circular na sexta-feira.
Segundo a Folha apurou, Itamar dirá que o real não é recessivo e representará aumento de massa salarial. O presidente enfatizará que o seu governo tem um compromisso com o crescimento econômico.
A assessoria do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, acredita que o presidente modificará o plano se houver sinais claros de recessão nos próximos meses.
Por isso, o ministro se empenha em tentar convencer o presidente de que o plano não implicará em queda da atividade econômica, mas exigirá juros altos e aperto no volume da nova moeda colocado no mercado nos primeiros 30 dias.
A maior preocupação de Ricupero é o aumento das pressões para gastos com programas eleitoreiros. A Fazenda reconhece que o equilíbrio fiscal do real é fragil e expansão nas despesas poderia significar o naufrágio do programa.
A idéia da Fazenda de divulgar a MP do real na quarta-feira ainda não teve sinal verde do Planalto.
A estratégia de marketing de Ricupero para o real inclui visitas a agências de bancos oficiais, basicamente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, em Brasília, incluindo cidades satélites da capital federal.
No esforço de conseguir apoio popular para o Plano Real, o presidente Itamar determinou que a Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento e Preços) e a Receita Federal iniciem nos próximos dias operação conjunta para punir remarcações de preços abusivas.

Texto Anterior: Dólar atinge recorde de baixa frente ao iene
Próximo Texto: Bradesco prevê tumulto na entrada da nova moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.