São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero critica a remarcação de preços

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seu quarto pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para explicar o Plano Real, o ministro Rubens Ricupero (Fazenda) criticou a remarcação de preços e disse que o governo vai enfrentá-la com a nova lei antritruste.
Ele pediu aos consumidores que boicotem os produtos com preços elevados. "Não compre. Não seja cúmplice desses abusos. Não se deixe impressionar por ameaças. Os que cometem abusos estão agindo sem responsabilidade, ponde em risco a luta contra a inflação", disse.
Em tom didático, o ministro da Fazenda comparou o cruzeiro real ao algodão, e a nova moeda, o real, ao ouro.
"Um caminhão de algodão ocupa muito mais espaço, mas todo mundo sabe que vale o mesmo ou ainda menos do que um pouquinho de ouro.", disse.
Ricupero lembrou que os salários não estão congelados e que podem ser negociados livremente.
Sobre o lastro do real, Ricupero disse que para cada real haverá um dólar guardado "para garantir o valor do novo dinheiro".
Segundo o ministro, o governo tem facilitando as importações para melhorar a concorrência. "Daqui a pouco vai haver fraldas de bebê e artigos de higiene estrangeiros mais baratos nas prateleiras dos supermercados."

Texto Anterior: Começa amanhã blitz em supermercados de SP
Próximo Texto: Ministros querem evitar o confronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.