São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portadores da Síndrome de Down criam programa em FM

DA REPORTAGEM LOCAL

O Cadi (Centro de Apoio e Desenvolvimento Integral), que trabalha com portadores da Síndrome de Down em São Paulo, transmite às 20h de hoje um programa de rádio desenvolvido pelos alunos.
O programa terá cerca de 20 minutos, divididos em uma radionovela, uma narração esportiva, trechos de uma peça teatral e depoimentos dos deficientes.
O compositor Wilson Sukorski colheu declarações dos alunos e fez um arranjo musical.
Segundo o músico e professor do Cadi, Angelino Bozzini, 37, o projeto começou em março, e desenvolveu desde a sensibilização sonora até como usar o microfone e apertar os botões dos gravadores.
Para Bozzini, o objetivo era ampliar as relações do portador da Síndrome de Down. "A vida deles era casa-escola-natação. Eu queria que eles tivessem um mundo sonoro", disse.
O diretor e professor de teatro do Cadi, Sérgio Penna, 39, disse que a intenção inicial era fazer os deficientes ouvirem a própria voz.
"Tudo começou muito espontâneo e acabou com roteiros bem elaborados." Segundo Penna, os alunos foram os responsáveis pelo conteúdo do programa.
"No início, nem mesmo os pais acreditaram que seus filhos tinham condições de fazer o programa. Foi uma loucura nossa e deu certo", disse Bozzini.
"Não privilegiamos ninguém, todos participaram, desde os que têm um discurso mais lógico até os que apenas balbuciam." Dois alunos farão participações ao vivo.
A Rádio Cadi será transmitida em FM, entre 102 e 108 MHz, e pode ser captada nas regiões do Ibirapuera e Jardins (zona sul).
O Cadi é mantido pela Adid (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), mantido por pais dos deficientes.
O programa Opus 1, da Rádio Cultura FM, também deverá retransmitir o programa em setembro e outubro deste ano.

Texto Anterior: Drogas é maior preocupação, diz Rosenthal
Próximo Texto: Prefeito promete blitz contra bar barulhento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.