São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soçaite preenche intervalos da Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fanáticos por futebol, que não conseguem apenas ficar em frente à TV assistindo aos jogos da Copa, têm várias opções de campo e estilos para praticar o esporte.
Quem tiver fôlego, pode experimentar jogar em campos oficiais de até 90m de largura por 120m de comprimento.
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação oferece os campos de mais de cem Centros Desportivos Municipais (CDMs) aos jogadores que ajudarem na manutenção e prestarem serviços ao local.
"Temos campos espalhados por todas as regiões da cidade. Quem quiser jogar, pode entrar em contato com a Secretaria ou ir diretamente ao CDM e negociar", disse Marco Polo Anselmo, diretor da divisão de campos de futebol dos CDMs.
"Às vezes, uma lata de tinta vale um jogo de futebol."
Já quem não está com o corpo muito em forma para correr 90 minutos, pode experimentar o futebol soçaite (60 minutos) ou o salão (40 minutos).
Os campos de soçaite agora estão abandonando a areia e ganhando grama sintética.
"A grande vantagem é que a bola corre mais", diz Gilberto Sorriso, ex-jogador do Santos e do São Paulo, que agora mantém um clube de quadras para futebol soçaite.
Sorriso afirma que a grama sintética vai atrair ainda mais adeptos para o soçaite.
Os campos de areia criam uma certa dificuldade para correr porque o chão fica fofo, todo irregular e os pés afundam. A grama elimina este problema.
A grande procura pelo futebol soçaite é de executivos e diretoria de empresas, segundo Nelson Subia, responsável pelas quadras Bolão, ou colegas que saem do trabalho e vão direto para o campo, de acordo com Ramiro Meireles, da Escola de Futebol Krake Sorriso.
Meireles diz que a Krake Sorriso existe há cerca de sete anos e tem clientes fixos desde a época da inauguração.
"Eles formam um grupo de amigos e vêm toda a semana, sem falhar", disse.
Outra opção no esporte é o futebol de salão. As quadras são cobertas e o preço fica abaixo dos campos de soçaite.
Na Foot Vol, por exemplo, o preço por uma hora e meia de futebol soçaite é 62,3% maior que duas horas de futebol de salão.
Segundo o responsável pela área de Comunicação da Federação Paulista de Futebol de Salão, Roberto Rincon Galves, o Brasil já ganhou quatro campeonatos mundiais de futebol de salão: 1982, 1985, 1989 e 1992.
Galves também afirma que a Federação Paulista de Futebol de Salão tem hoje mais de 100 mil inscritos e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão conta com 26 filiações em todo o Brasil.

Texto Anterior: Grupo rouba 15 andares de prédio no Itaim
Próximo Texto: Jogos têm regras próprias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.