São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valor de amanhã será base de conversão à nova moeda

DA REDAÇÃO

A URV (Unidade Real de Valor) foi o instrumento utilizado pelo Plano Real para tentar reduzir a inflação abruptamente sem o tradicional congelamento de preços.
A equipe econômica chegou à conclusão de que uma das causas do fracasso de planos anteriores, no caso da volta da inflação, foi o congelamento anunciado do dia para a noite, de surpresa.
Muitos preços ficaram para trás, defasados, o que criou tensão entre as empresas. Como se fosse uma panela de pressão que uma hora explode.
Lançada em março, a URV serviu para conversão de salários e, mais tarde, de preços e contratos.
Como não há congelamento e a urvização não foi obrigatória para tudo, uma série de valores continuaram em cruzeiros reais. Os reajustes ficam acima ou abaixo da variação da URV.
Como os reajustes dos preços em cruzeiros reais se aceleraram nos últimos dias, a tendência será de maior inflação em reais, em julho, mesmo medida da forma pretendida pelo governo.
O que ainda estiver em cruzeiros reais será transformado em reais através da divisão pela última URV (de hoje).
Os valores da URV foram corrigidos diariamente com base em três índices: IGP-M (Fundação Getúlio Vargas), IPC da Fipe (taxa da 3ª quadrissemana) e IPCA Especial (de responsabilidade do IBGE).

Texto Anterior: Indexador terá uso restrito
Próximo Texto: Bolsas de Valores aguardam o real em alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.