São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empate garante primeiro lugar

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A PONTIAC

A seleção brasileira empatou ontem sua primeira partida em três jogos na 15ª Copa do Mundo com a equipe da Suécia por 1 a 1.
Com o resultado, o time do Brasil terminou a primeira fase da competição em primeiro lugar no grupo B, com sete pontos.
A Suécia ficou em segundo lugar, com seis pontos. A seleção da Rússia ficou em terceiro lugar (três pontos) e a de Camarões ficou em último (1 ponto).
O resultado manteve os planos do Brasil, que tinha preferência por fazer sua próxima partida em San Francisco, no Estado da Califórnia. Se ficasse em segundo lugar, a equipe teria que viajar para Dallas, no Estado do Texas.
O próximo adversário do Brasil será os Estados Unidos. O jogo será no dia 4 de julho, segunda-feira, o dia nacional dos EUA.
A seleção brasileira não conseguiu criar jogadas de perigo em todo o primeiro tempo. O time ficou na dependência dos chutes de fora da área do volante Dunga.
Os suecos tiraram proveito da falta de criatividade dos brasileiros e jogaram com rapidez nos contra-ataques. O executor principal das jogadas era o meia Brolin.
Aos 29min do primeiro tempo, Brolin ganhou a bola no meio-campo brasileiro e, da intermediária, deu um passe aéreo para Andersson encobrir Taffarel.
Falhou na hora do gol o jogador Mauro Silva. Não conseguiu cortar o passe de Brolin. Uma das funções de Silva é cobrir os laterais.
O técnico Carlos Alberto Parreira resolveu trocar Mauro Silva por Mazinho no intervalo da partida.
O time voltou com novo ânimo. A menos de dois minutos, Romário tabelou com Zinho na entrada da área e marcou o gol de empate.
Depois de 15min do segundo tempo, a Suécia voltou a marcar com eficiência. O jogo ficou parecido com o do primeiro tempo.
O técnico Parreira instruiu Mazinho para atuar mais à frente do que Mauro Silva. Mas isso implicou em não deixar que os dois laterais, Jorginho e Leonardo, avançassem livremente.
A torcida, que já havia vaiado Parreira no início do jogo, começou a pedir pelo atacante Ronaldo aos 32min do segundo tempo.
Parreira preferiu colocar Paulo Sérgio no time no lugar de Raí aos 38 min. O técnico foi chamado de burro pela torcida.
Os jogadores brasileiros também tiveram dificuldades para trocar passes longos por causa das dimensões do campo. O do Silverdome mede 103 metros de comprimento por 66 metros de largura.
O estádio tem capacidade para 77.557 pessoas e estava lotado.
Até ontem, a seleção brasileira já havia jogado 11 vezes contra a equipe da Suécia. A retrospectiva dava vantagem ao Brasil: seis vitórias, três empates e duas derrotas.
Antes do jogo, o Brasil já havia marcado 29 gols na Suécia e tomado 17 –saldo positivo de 12 gols.
Em partidas de Copas do Mundo, o Brasil completou ontem seis jogos contra os suecos. Tem quatro vitórias e dois empates.
O jogo mais importante que o Brasil disputou até hoje contra a Suécia completa hoje 36 anos. Em 29 de junho de 1958, a seleção brasileira ganhou de 5 a 2 da sueca e conquistou sua primeira Copa.

Texto Anterior: Essa seleção deixa o torcedor entediado
Próximo Texto: Média é de dois gols por jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.