São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritos de Lacan ganham dicionário

DA REDAÇÃO

Os escritos do psicanalista e teórico francês Jacques Lacan (1901-1981), textos obscuros, de leitura difícil de ser decifrada até pelos especialistas, acabam de ganhar um reforço.
A editora Pont-Virgule lançou na França o "Dicionário Inesperado de 55 Termos Visitados por Jacques Lacan", assinado por um autor desconhecido, Oreste Saint-Drôme.
Lacan ficou conhecido nos círculos psicanalíticos a partir dos anos 50 por ter lutado pela ampliação dos conceitos elaborados por Sigmund Freud, fundador da psicanálise.
O teórico francês deslocou o processo clínico de interpretação dos sintomas para os processos de elaboração dos significados. Assim, a linguagem passou a ser um campo fértil para a construção de suas teorias.
O ponto de partida para suas investigações foi a seguinte fórmula, que o celebrizou: "O inconsciente se estrutura como uma linguagem".
Seus críticos ironizaram as elaborações publicadas nos 25 volumes dos "Seminários", considerando-as mero "lacanês".
O autor do dicionário, provavelmente um psicanalista lacaniano, aproveitou para brincar com a ambiguidade linguística defendida pelo teórico.
Seu pseudônimo é um jogo com a pronúncia francesa de "síndrome" (syndrome). E Oreste é o nome do clã grego perpetuado nas tragédias de Sófocles por seus membros terem se autodestruído.

Texto Anterior: Derek Walcott defende a cultura mestiça
Próximo Texto: Lollobrigida estréia no teatro em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.