São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
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Novidades facilitam a vida dos clientes

RODOLFO LUCENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Está chegando uma nova geração de máquinas para consultas, depósitos e retiradas de dinheiro. Os novos terminais têm mais recursos e são mais simples de operar que os atuais.
Empresas como IBM, Olivetti, AT&T e as nacionais Itautec, CPM e Digirede mostraram suas cartas na Febraban 94 - 4ª Exposição de Equipamentos, Produtos e Serviços de Automação Bancária, realizada na semana passada, em São Paulo.
A feira foi um verdadeiro festival de caixas automáticos, dispensadores de cheques e terminais de consulta. A boa notícia é que os fabricantes parecem estar se preocupando mais com os clientes dos bancos.
Há máquinas para pagamento de contas em que o cliente recebe de volta o recibo da própria conta: o computador reconhece o tipo de conta, registra o pagamento e devolve a via do usuário. Atualmente, o cliente tem um recibo em um outro papel.
As telas sensíveis ao toque também ganham mais terreno. É crescente o número de terminais sem teclado, onde o cliente seleciona as opções tocando na tela –muitas vezes, recebendo orientações por voz sintetizada, como acontece nos terminais multimídia.
Terminais de consulta
Terminais com função específica –só consulta e fornecimento de extrato, por exemplo– têm design apropriado para sua tarefa. Botões grandes, indicados por palavras também escritas em letras grandes, facilitam a operação.
Esse é o caso de um terminal de consulta apresentado pela Olivetti. Projetado para ser instalado na parede, além dos botões grandes, tem uma impressora de 80 colunas para emissão de recibos e extratos.
A impressora trabalha com papel que tem o dobro da largura do papel usado na impressoras dos caixas automáticos atuais. Assim, as informações podem ser apresentadas ao cliente com mais clareza.
Extratos emitidos nos terminais comuns têm três colunas –data, documento e valor. O saldo só aparece no final, depois de somadas e descontadas as operações de débito e crédito de vários dias.
Com a impressão em papel mais largo, é possível ter mais colunas por linha. Você pode, por exemplo, saber o saldo de sua conta após cada operação.
Caixas automáticos
Os caixas automáticos também têm novo design. Em alguns, por exemplo, as teclas são botões bem baixos, o que torna mais difícil o acionamento de uma tecla por engano, em um escorregão do dedo.
A IBM mostrou os equipamentos de sua linha Multibank. O terminal de consulta pode ter recursos multimídia. O dispensador de cédulas tem dispositivo bidirecional: pode mandar notas para duas estações instaladas em cada lado do mecanismo.
A AT&T mostrou uma máquina para emissão de cheques que oferece várias opções de talão, dependendo da programação do equipamento. A CPM também apresentou uma dispensadora de cheques para instalação em agências.
A Itautec levou as máquinas de sua série 3.000, que podem ser adaptadas para diversas funções e têm tela sensível a toque.
No terreno multimídia, Alfa Digital e Sid, entre outras, apresentaram estações de consulta.
A Olivetti mostrou uma máquina que pode ter telefone, microfone e até câmera de vídeo.
Usada na Europa para aplicações que incluem até venda de imóveis, o terminal tem recursos para videoconferência –o cliente pode fazer consultas ao vivo.

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