São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Neonazismo na Europa; Fascículos; Dinheiro para a Varig; Crítica e razão; Obra por fazer; Mortalidade infantil; Greve das universidades; Gapa do Rio; Indigentes; FHC nas costas; Dinheiro e poder; Fim da inflação; Diretas para técnico

Neonazismo na Europa
"É realmente preocupante a expansão do neonazismo na Europa e em todo o mundo. Por isso só tenho a louvar a iniciativa oportuna da Folha de trazer o assunto à tona com tamanha riqueza de informações (caderno especial de 23/06). Os meios de comunicação desempenharam um papel fundamental na propagação da ideologia nazista durante a Segunda Guerra. Agora, acredito que eles devam se comprometer no combate aos grupos neonazistas, alertando a população para ameaça que esses movimentos representam ao sistema democrático."
Ronaldo Gomlevsky, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Fascículos
"Quero prestar aqui minha sincera gratidão pela seriedade das reportagens e o vasto conhecimento que se pode adquirir ao ler qualquer exemplar da Folha. Parabenizo principalmente agora quando está se inserindo em suas edições de domingo encartes que muito acrescentam em nossas leituras e fortificam cada vez mais a posição desse jornal. Foram excelentes os fascículos Qualidade Total e História das Copas. Quero registrar aqui uma sugestão: ao fazer a impressão, favor verificar a possibilidade de ser colocada uma margem em cada folha para que se possa encadernar os fascículos sem prejudicar a leitura dos mesmos."
Marco Antônio Salim Nogueira (Barbacena, MG)

Dinheiro para a Varig
"Analisando o artigo do sr. Herbert de Souza na página 1-3 da Folha de 27/06, concluo que o mesmo se sentiria muitissimo bem como ministro da Fazenda na União Soviética de Stalin ou no Chile de Allende. A Cuba de Fidel seria o paraíso... Seria possível o sr. Betinho não saber que o dinheiro do BNDES é o dinheiro principalmente dos mais pobres, oriundo de impostos indiretos macabramente cobrados embutidos em tudo que se come?"
André Luiz Carmanhani (Maringá, PR)

"Caro sr. Herbert de Souza, é absolutamente inacreditável que pessoas que lutam contra a fome e a miséria ainda defendam instituições oligárquicas e obsoletas. Defender empréstimos de órgãos públicos para empresas ineficientes é prática de velhos coronéis e políticos nordestinos. Sr. Herbert, esta sua conduta é mais deplorável do que pedir dinheiro para bicheiro. A Varig é uma companhia retrógrada, que viveu à custa de uma reserva de mercado vergonhosa. Acorde para o século 21, saia dessa sua posição messiânica."
Celso Dival Moreira de Lima (São Paulo, SP)

Crítica e razão
"Hoje e toda vez que compro o jornal me vem aquela pergunta: contra o que estará a Folha hoje? Parece que o sucesso da fórmula questionadora foi impregnando toda a Redação da Folha, deixando de lado a razão."
Marco Aurélio Machado Lara (Belo Horizonte, MG)

Obra por fazer
"O gênio idolatrado da imprensa José Serra diz que a crítica de Roberto Campos é imobilista (21/06). Ora, o sr. Roberto Campos é engenheiro de obra feita. Fez. Em mil dias transformou o país que recebeu destruído por Jango, Brizola, Ulysses, Tancredo, Montoro e outros menos votados. O que fez o sr. Serra? Adepto da Cepal, que onde governou só fez devastação, cupincha dos economistas da Unicamp, que ora estão nas páginas policiais ora nas páginas humorísticas dos jornais, orientador da sra. Zélia e FHC e agora defensor do novo estelionato. Com humildade, o sr. Serra um dia poderá fazer. Aí veremos se foi um estadista como Roberto Campos ou um picareta como tantos outros."
Luiz Gornstein (São Paulo, SP)

Mortalidade infantil
"São dados estarrecedores os publicados nos últimos dias pela Folha e analisados em seus editoriais sobre a mortalidade infantil no Nordeste. A televisão, com seus grandes comunicólogos de plantão, poderia inserir nas novelas ou em seus programas mensagens educacionais sobre higiene, hábitos alimentares, instruções pediátricas e amamentação. Essas mensagens surtiriam mais efeito do que as mensagens institucionais do governo, que são encaradas pelo povo como propaganda."
Edison Roberto Morais (São Paulo, SP)

Greve das universidades
"Quero externar minha insatisfação a respeito de como a Folha tratou os acontecimentos relativos à greve nas universidades paulistas. Admito o valor do debate promovido pelo jornal, em que as partes envolvidas tiveram oportunidades iguais de se expressar. O mesmo não aconteceu com o espaço ocupado por artigos de pessoas e dirigentes envolvidos. A Folha concedeu muito mais espaço aos reitores e seus colaboradores. No dia 17/06 foi promovido um ato público, em defesa das universidades públicas e em decorrência de fatos relativos à greve. A Folha ignorou o acontecimento."
Waldir A. Bizzo (Campinas, SP)

Gapa do Rio
"É com profundo respeito que nós do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids vimos expressar o nosso apoio e nossa solidariedade ao nosso co-irmão Gapa-RJ. Lamentavelmente, a imprensa prestou um desserviço ao denunciar, sem conhecer os fatos reais, o papel que o Gapa-RJ tem junto aos pacientes de Aids. As intrigas e mesquinharias serão devidamente esclarecidas."
Décio Manuel da Fonseca, diretor do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids –Gapa (São Paulo, SP)

Indigentes
"A invasão da cidade por milhares de indigentes está tornando cada vez mais difícil a vida dos que moram em São Paulo. Nesses tempos de eleição, a favelização dos centros urbanos deveria ser objeto da plataforma dos candidatos, contemplando um plano de ação contendo medidas emergenciais."
Yvette Kfouri Abrão (São Paulo, SP)

FHC nas costas
"Gostaria de deixar registrado o meu repúdio a um ato de Fernando Henrique (PSDB), quando, no dia 19/06, se utilizou dos ombros de um cearense carregador de garrafas para entrar `triunfalmente' na cidade de Sobral (CE). Ora, com apenas um gesto FHC conseguiu definir todo o seu plano de governo. Ele mostra que o povo será nada mais nada menos que burro de carga durante o seu mandato."
Vera Lucia de Castro Alves (São Paulo, SP)

Dinheiro e poder
"Quando compreendermos que a vida é uma dádiva divina que deve ser desfrutada com alegria e amor, deixaremos de ser os monstros que almejam apenas dinheiro e poder."
Elisa Schaffman (São Paulo, SP)

Fim da inflação
"Dia 1º de julho começa a Copa Fim da Inflação, e não podemos perder este troféu novamente. Brasil, a torcida agora é você!"
Orlando Lovecchio Filho (Santos, SP)

Diretas para técnico
"Se o Brasil pára para assistir aos jogos da seleção, por que não eleger o técnico da seleção pelo voto direto?"
Agostinho Iarocrinski (Ponta Grossa, PR)

Texto Anterior: Do direito ao privilégio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.