São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retorno de Jedi; O crédito do real; Porteira fechada; Conspiração da natureza; Tentando esticar; Plantão econômico; Tempo precioso; Portas fechadas

Retorno de Jedi
As novas trombadas de Itamar com a equipe econômica –na definição das regras de implantação do real– elevaram ontem ao máximo a tensão nos círculos de apoio a FHC. A tentativa de neutralizar o presidente deu em nada.

O crédito do real
Dois dos principais pontos de atrito entre Itamar e a equipe de FHC foram as recusas do presidente ao BC independente e às metas de expansão monetária do real. Para o mercado, tiram muito da credibilidade do plano.

Porteira fechada
O governo deve editar, até amanhã, medidas para conter a entrada de capital externo. Com os juros altos dando grande lucro financeiro, é previsto um afluxo de capital especulativo suficiente para explodir a meta de emissão do real.

Conspiração da natureza
O desejo de Itamar de ver o sol nascendo em uma das vinhetas de lançamento do real na TV sofreu boicote da frente fria. Durante dias a Radiobrás tentou, em vão, gravar o nascer do sol. A solução foi fazer um sol falso em computador.

Tentando esticar
Logo após a implantação do real, FHC passará a falar sobre a necessidade de o próximo governo dar continuidade ao plano. E vai se apresentar como o único candidato em condições de fazê-lo.

Plantão econômico
A equipe econômica de Lula se reúne hoje e amanhã durante todo o dia para analisar as medidas finais do Plano Real. Promete divulgar um documento com críticas detalhadas –na linha de que é uma bomba de efeito retardado.

Tempo precioso
A exemplo de Quércia, outros candidatos a presidente e a governador –exceto Lula– pretendem retardar suas definições sobre o real. Se der certo, tentarão relativizar a ligação com FHC. Se der errado, começam o bombardeio.

Portas fechadas
Pesos-pesados do empresariado estão sendo convidados para uma reunião reservada, hoje à noite, com a cúpula da Fiesp. Vão se debruçar sobre o Plano Real. A maior preocupação da entidade é com o futuro da taxa de juros.

Texto Anterior: Alvo definido; Mecânica orçamentária; Resposta urgente; Favas contadas; Torcida; Orgulho de acadêmico; Sinais trocados; Cardápio apropriado; Visita à Folha; TIROTEIO
Próximo Texto: Emendas devem ser canceladas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.