São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição na Billings é discutida nos EUA

DA FOLHA ABCD

Poluição da Billings é discutida nos EUA
A degradação da represa Billings foi o motivo de um encontro de entidades ambientalistas e jornalistas norte-americanos ontem em Washington (Estados Unidos).
O evento foi promovido pela campanha "Billings, Eu Te Quero Viva", que enviou seu coordenador, Carlos Bocuhy, para divulgar os problemas da represa no Fundo Mundial para a Natureza (World Wildlife Fund, em inglês).
O objetivo é chamar a atenção dos organismos financeiros internacionais, como Banco Mundial, que participa do financiamento do Projeto Tietê.
O movimento está reivindicando que a recuperação da represa seja incluída no projeto de despoluição do rio Tietê.
Dados da coordenação da campanha informam que a represa recebe mensalmente 840 toneladas de esgoto orgânico.
A poluição da água da Billings –que abastece 1,3 milhão de moradores do ABC paulista– teria causado a morte de 150 toneladas de peixes nos últimos três anos.
Bocuhy falou ontem à Folha por telefone após o término do encontro, que durou cerca de 1h30.
Segundo o coordenador, representantes de entidades internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Greenpeace, compareceram ao evento.
"Apesar de saberem que os políticos do Terceiro Mundo não se preocupam com a qualidade da água, eles ficaram preocupados com a gravidade da situação", disse Bocuhy.
O abandono da represa e o problema da ocupação ilegal em área de mananciais foram os temas que mais chamaram a atenção durante a apresentação de um vídeo de 12 minutos sobre a represa.
Segundo Bocuhy, quem mais fez perguntas sobre as péssimas condições da água que as pessoas consomem na região do ABCD foram os integrantes da Organização Mundial de Saúde.

Texto Anterior: Polícia investiga conta bancária de delegado
Próximo Texto: RECEITAS PARA AQUECER AS NOITES DE INVERNO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.