São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto apóia escolas técnicas para crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante o debate, Valdir Bianchessi Jr. falará sobre a experiência do Projeto Pescar, que incentiva a criação de escolas técnicas para crianças carentes em diversas empresas.
Bianchessi Jr., que é gerente do projeto, explica que o nome "Pescar" foi inspirado no provérbio que diz "é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe".
O projeto surgiu em 1976 na empresa de máquinas agrícolas Linck, de Porto Alegre (RS).
Seu proprietário, Geraldo Tollens Linck, preocupado com o aumento do índice de criminalidade entre menores na cidade, decidiu abrir uma escola técnica em sua empresa.
Atualmente, o projeto se espalhou para outras dez empresas, espalhadas em vários estados do país. Foram formadas 13 escolas técnicas, que ministram cursos de seis meses.
"Hoje, o Projeto Pescar é uma espécie de `franchising' de escolas técnicas. Nós damos toda a assessoria para montá-la e acompanhamos seus primeiros meses", diz Bianchessi Jr.
Segundo ele, a maioria das empresas cria escolas técnicas nas suas áreas de atuação, formando mão-de-obra própria. "Mas o objetivo principal das escolas é formar profissionais para o mercado", diz.
Para Bianchessi Jr., a opção de abrir escolas técnicas dentro da empresa é uma forma do empresário "manter um trabalho social a baixo custo".
A primeira escola do projeto, na Linck, já formou 872 pessoas. Passaram pelas outra escolas 2.000 crianças. Até o final do ano, devem estar criadas 25 escolas.
Esta coluna é publicada em conjunto com a Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças. Outras informações podem ser obtidas pelos tels. (011) 815-5407 e 816-3644. O endereço da fundação é av. Pedroso de Moraes, 2.219, CEP 05419-001, São Paulo (SP).

Texto Anterior: Trabalho infantil é tema de debate hoje em São Paulo
Próximo Texto: EUA divulgam lugares onde é mais perigoso tomar sol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.