São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chemical Bank prevê queda da inflação a 3%

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa mensal de inflação no Brasil vai cair para 3% a 5% em agosto e se reduzirá ainda mais no resto do ano, prevê o Chemical Bank, de Nova York (EUA).
Thomas Trebat, diretor do departamento econômico do Chemical, diz que a introdução do real, em 1º de julho, será um marco para a economia e política do Brasil.
A nova moeda e o programa de estabilização ou reduzirão a inflação (com a retomada do crescimento) ou, se fracassarem, abrirão caminho para a vitória de Lula no primeiro turno das eleições.
As previsões estão no relatório trimestral do banco sobre os mercados emergentes, que chega aos seus clientes esta semana.
O Chemical Bank é o terceiro banco dos EUA, com ativos de US$ 160 bilhões. No Brasil, tem um banco afiliado, o NorChem.
Apesar de fazer restrições à política fiscal, Trebat acredita que o Real tem "numerosas vantagens".
"O plano tecnicamente é bem estruturado, garantido por um bom volume de reserva cambiais e se segue a várias mudanças estruturais na economia brasileira", diz.
O Chemical crê que apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm chances de vencer a eleição.

Texto Anterior: OS PROBLEMAS QUE O PLANO VAI ENFRENTAR
Próximo Texto: Governo obtém acordo para aprovar Orçamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.