São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT realiza pequenos protestos contra Plano Real

No Rio, ator se veste de 'Fernando Mulatinho Cardoso'

DA SUCURSAL DO RIO E DA REPORTAGEM LOCAL

Militantes da CUT distribuíram panfletos e realizaram pequenos atos de protesto em diversas capitais ontem, dando início à campanha "Parece pesadelo mas é real", contra o Plano Real.
Os sindicalistas aproveitaram para defender a candidatura de Lula (PT) à presidência da República e criticar Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
No centro do Rio, cerca de 100 pessoas assistiram a protesto organizado pelo Sindicato dos Bancários, ligado à CUT.
Numa calçada da avenida Rio Branco, o ator Marcos Hamett saiu fantasiado de "Fernando Mulatinho Cardoso" e a atriz Dila Guerra, de dragão da inflação.
Durante o protesto, pessoas vestiam túnicas pretas e seguravam velas. Traziam pendurados cartazes que, segundo o sindicato, indicavam os altos reajustes de preços em URV de vários produtos, que serão, segundo a entidade, expurgados da correção dos salários.
No Estado de São Paulo, foram distribuídos cerca de 1 milhão de panfletos, segundo o presidente da CUT/Estadual, José Lopez Feijóo.
No final da tarde, Feijóo e o presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, falaram para pouco mais de 100 pessoas na Praça de República, centro de São Paulo.
"A idéia não era realizar grandes manifestações, mas sim fazer um dia nacional de conscientização, mostrando à população que o plano só traz mais arrocho salarial e desemprego", disse Vicentinho.
Em seu discurso, Vicentinho destacou que não é candidato a nada, mas que apóia Lula nas eleições presidenciais.
"Eu apoiaria o plano, mesmo ele sendo eleitoreiro, se ele gerasse aumento da produção e do emprego", afirmou o presidente da CUT.
Vicentinho criticou os aumentos de preços dos produtos da cesta básica.
No ABCD, Vicentinho esteve pela manhã em portas de fábrica e realizando panfletagens. Segundo a CUT, foram distribuídos 60 mil panfletos na região.
Uma carreata, que contou com cerca de 20 veículos, começou às 9h no Paço Municipal de Santo André. Depois de passar por todo o centro da cidade, a carreata entrou na avenida Pereira Barreto, no sentido de São Bernardo.
Nesta cidade, a carreata passou pelo Paço Municipal, entrou na avenida Brigadeiro Faria Lima e na rua Marechal Deodoro. A carreata acabou com um ato na Igreja Matriz.
Em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza também foram realizados atos com panfletagem a partir das 17h, segundo a CUT Nacional.
Em Santa Catarina, o dia nacional de protesto se resumiu à distribuição de panfletos em algumas áreas de Florianópolis e nas maiores cidades do Estado.
Em Curitiba, a CUT pretende realizar manifestação na segunda-feira. Em Pernambuco e Distrito Federal, estão previstas manifestações para hoje.
A campanha da CUT continua: serão distribuídas cartilhas contra o plano nas filas dos bancos entre os dias 1 e 4.

Colaborou a Agência Folha.

Texto Anterior: Itamar reúne ministério hoje e lança plano
Próximo Texto: Governo quer cobrar tarifa no Correio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.