São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tenha uma boa mesa por perto na Califórnia

DAVID DREW ZINGG
EM SAN FRANCISCO

O "Little One" (Pequeno) bateu perto de San Francisco uma noite, pouco tempo atrás. O "Big One" (Grande) é um terremoto assassino –que atinge cinco pontos ou mais na escala Richter. O Little One atingiu a região de Berkeley com intensidade pouco inferior a essa, chegando a 4,2 graus.
Para vocês terem uma idéia, o último terremoto sério na Califórnia chegou a 6,7 graus, derrubou pontes e viadutos e matou pessoas. Terremotos são coisas muito sérias, especialmente quando você está dormindo, como é o caso do tio Dave, bem em cima da falha de San Andreas.
O Velho Fanático por Terremotos Dave está acampado no oitavo andar do St. Francis Hotel, o Copacabana Palace da cidade. O St. Francis foi um dos poucos prédios que sobreviveram ao famoso terremoto de 1906. Esse fato deixa tio Dave um pouquinho só mais seguro.
Desde que o Pequeno atingiu Berkeley, porém, comecei a seguir o conselho de uma jovem senhorita que conhece bem essa história de terremotos. Ela me ligou e sugeriu que eu escolhesse uma mesa forte em meu quarto, caso o Grandão bata por aqui. Eu perguntei por que.
Garota do terremoto: "Para você se sentar embaixo, bobão. Ela vai te proteger no caso de o prédio cair na tua cabeça". Esse tipo de papo faz o sujeito se sentir muito tranquilo.
Os terremotos são coisas que trazem à tona a esquisitice natural do animal humano. Depois do terremoto de 89, algumas pessoas foram observadas lendo revistas pornográficas à luz de fósforos. Isso resultou, pelo menos, num monte de ...dedos queimados. Um casal de yuppies foi observado tranquilamente bebendo uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot direto do gargalo enquanto esperava uma ambulância.
Aqui no norte da Califórnia os terremotos são uma fonte constante de preocupação fundamentada. Conheci uma senhora cuja coleção de copos Lalique, no valor de US$ 7.500, foi estraçalhada pelo último tremor. Agora ela está comprando peças de plástico para substituir as quebradas.
Esperemos que o próximo Big One aconteça durante uma partida da Copa. É muito melhor estar num estádio aberto durante um terremoto do que num alto edifício.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Westerhof foi um jogador medíocre
Próximo Texto: Sauditas surpreendem e vencem a Bélgica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.