São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candy e Martin se encontram

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Antes Só do que Mal Acompanhado
Produção: EUA, 1987, 92 min.
Direção: John Hughes
Canal: Bandeirantes, 23h30

A Bandeirantes cancelou o principal filme de hoje, "O Segredo da Múmia". Ficam, em todo caso, "Busca Frenética", um Polanski divertido, com o inconveniente de ser reprisado a três por dois pela Record, e "Antes Só do Que Mal Acompanhado".
Esta comédia, que entra na matinê da Globo, não é o que se pode chamar de obra-prima. Na história, Steve Martin é o sujeito bem-sucedido, razoavelmente fino, que deseja voltar para casa e comemorar com a família o Dia de Ação de Graças (feriado importante nos EUA).
Em meio às dificuldades para conseguir meios de locomoção que o levem para casa, topa com o gordo, grosseiro e amigável John Candy.
A partir daí, Martin fará todo o possível para evitar a presença do outro. Para evitar o outro. Está fechado em seu meio familiar. O gordo, ao contrário, é só carência, solicitude e falta de jeito.
São personagens antípodas, mas é evidente que a simpatia do espectador pende para o lado de Candy. Isso não importa muito, já que se pode simpatizar com o Steve Martin independente de seu personagem. O fato é que, juntos, Martin e Candy fazem rir.
Ao mesmo tempo, esta comédia é um dos raros filmes recentes a dar ênfase à importância do lar e da família sem por isso cair na mais absoluta caretice.
O encontro entre contrários, em todos os sentidos, é um lance desenvolvido de maneira sensível pelo filme em que, no mais, a idéia de sensibilidade é a chave de tudo. O resto corre por conta dos dois ótimos atores, que tomam conta da cena e comandam o barco.(Inácio Araujo)

Texto Anterior: FILMES NA TV
Próximo Texto: FMs dos EUA pirateiam novo LP dos Stones
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.