São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Iasser Arafat viaja sábado para Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder da Organização para a Libertação da Palestina, Iasser Arafat, planeja ir a Gaza no sábado. O anúncio foi feito ontem no Cairo por Nabil Shaat, principal negociador palestino com Israel.
Desde que foi feito o acordo entre Israel e a OLP para a entrega de Gaza e Jericó à autoridade Palestina –em 4 de maio último– esperava-se a ida de Arafat a Jericó.
Não houve explicação para a mudança de planos. "Jericó tem importância simbólica para o povo palestino, mas Gaza é a realidade", disse Shaat, conjecturando sobre por que Arafat visitaria antes Gaza. Não está claro se Arafat vai a Jericó nesta viagem de três dias.
Shaat anunciou a viagem para a sexta-feira. Depois, disse que ela poderia ser adiada para sábado.
Ele disse ter informado o governo de Israel, mas não pedido autorização para a viagem de Arafat. "Para quê? Ele vai para Gaza, na Palestina", disse.
Depois do anúncio, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, disse que iria examinar o assunto. "Não haverá visita a Gaza sem coordenação (com Israel). Estou examinando a questão e, quando houver uma decisão, eu direi".
À noite, o porta-voz de Rabin, Oded Ben-Ami, disse que a visita estava confirmada para o sábado.
Antes mesmo do anúncio da autorização de Rabin, a TV estatal de Israel disse que o premiê demoraria algumas horas para concordar com a visita apenas para dar a aparência de que poderia ter tomado qualquer outra decisão.
Colonos judeus de Gaza preparam uma manifestação de protesto contra a visita.
O líder da oposição de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a visita representa "a rendição de Israel e a volta às fronteiras anteriores a 1967". A faixa de Gaza e a Cisjordânia, onde fica Jericó, foram ocupadas por Israel nesse ano na Guerra dos Seis Dias.
O deputado Rafael Eitan, ex-chefe do Exército israelense, disse que Arafat vai anunciar em Gaza a criação do Estado palestino e "todo mundo vai cair de quatro e beijar os pés dele".
Arafat chegaria ao Cairo ontem, onde se encontraria com o presidente Hosni Mubarak. Depois, segundo Shaat, iria de avião até o aeroporto mais próximo de Gaza, e continuaria a viagem de carro.
O líder palestino ficaria na região até terça-feira quando vai a Paris encontrar-se com Rabin.

Próximo Texto: Dirigente palestino realiza sonho aos 64
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.