São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris pede ajuda para operação em Ruanda

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

O ministro da Defesa francês, François Léotard, fez apelo para que outros países ajudem a operação francesa em Ruanda, enviando homens e equipamentos.
Léotard esteve ontem na fronteira do Zaire com Ruanda, onde está a maior parte dos soldados franceses. Se disse satisfeito com o resultado da operação até o momento, mas afirmou que }os massacres continuam a ocorrer e não podemos resolver todos os problemas.
A guerra em Ruanda começou há dois meses e pode ter matado 500 mil pessoas. A guerra opõe as forças governamentais, da maioria hutu, e os rebeldes tutsis da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), que controla dois terços do país.
Inicialmente, a FPR se opôs à operação francesa, mas depois recuou e amenizou o discurso. Mas tensão ainda cerca o encontro entre os soldados franceses e a FPR.
Apesar da operação francesa, os conflitos continuam a ocorrer em Ruanda. Os soldados franceses encontraram grupos de tutsis que estão se escondendo há dois meses das milícias hutus, acusadas de massacrar seus inimigos.

Texto Anterior: Califórnia pode punir vândalos com chibata
Próximo Texto: AIEA diz que Coréia do Norte falseia dados; Eurotúnel adia estréia de trens de passageiros; Berlusconi quer trocar cúpula da TV estatal; Hong Kong rejeita reformas eleitorais; Continua embargo da Grécia à Macedônia; ONU diz que trégua na Bósnia está ameaçada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.