São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA reagem com cautela

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dos Estados Unidos reagiu com otimismo cauteloso à eleição do socialista Tomiichi Murayama como novo primeiro-ministro japonês.
A porta-voz da Casa Branca, Dee Dee Myers, informou que o presidente Bill Clinton falaria com Murayama pelo telefone ainda hoje ou amanhã.
Os dois devem se encontrar pela primeira vez na cúpula do G-7 (grupo dos sete países mais industrializados), entre 8 e 10 de julho em Nápoles (Itália).
O representante comercial dos EUA, Mickey Cantor, se disse "cauteloso, realista e pragmático" quanto ao novo governo japonês.
Kantor tem conduzido as conversações bilaterais sobre o enorme superávit comercial do Japão em relação aos EUA e as pressões norte-americanas pela abertura do mercado japonês.
Douglas Pahl, ex-especialista em Ásia do Conselho de Segurança Nacional dos EUA e hoje pesquisador no Centro de Políticas para Ásia e Pacífico de Washington, observou que os socialistas japoneses são mais pró-Coréia do Norte do que a coalizão liderada por Tsutomu Hata.
Ele prevê que os EUA terão que reduzir suas pressões pela abertura do mercado japonês, para não afetar os instáveis mercados financeiros internacionais.

Texto Anterior: Polícia interroga um suspeito por gás tóxico
Próximo Texto: Socialista assume poder no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.