São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
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Em terra, é preciso espírito de aventura

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL A ARGENTINA E URUGUAI

Alguns dos passeios opcionais oferecidos pelo cruzeiro exigem do passageiro, além de uma provisão razoável de dólares, uma boa dose de espírito aventureiro.
O mais interessante destes passeios é a vista à estância San Juan Porahiu (US$ 60/cerca de 60 URVs por pessoa, com almoço incluso). Com algumas similaridades com o Pantanal Mato-Grossense, a estância –de 70 mil m2– proporciona a proximidade do turista com jacarés, garças e cegonhas.
A estância fica a meia hora de distância do pequeno atracadouro da cidade de Ita Ibate. A distância é percorrida em ônibus precário.
Até a sede da estância, as estradas são asfaltadas e sem buracos. O transporte dos turistas da sede até a região pantanosa é feito em bancos improvisados instalados em caçambas de picapes. O caminho é acidentado e repleto de trechos enlameados.
No pântano, os turistas se acomodam em bamboleantes canoas que ficam com o casco um palmo acima do nível da água. O visitante pode se maravilhar com a visão da abundante vegetação subaquática e de um grupo arredio e assustado de jacarés. O passeio dura duas horas.
Um passeio não tão arriscado, mas não menos interessante, é gratuito e feito a pé pelas ruas da cidade de La Paz. Nesta cidade fica o museu do Grupo de Artilharia, 121, divisão do exército responsável pela região do rio Paraná durante o processo de independência argentina.
Além de artefatos de guerra, o museu tem salões onde foram reconstituídos o modo de vida da classe média argentina no final do século passado. Destacam-se a mobília e as vestimentas espalhadas no quarto de dormir e a sala de música com gramofones e instrumentos musicais da época.
Alguns passeios opcionais podem ser dispensados. Um deles parte de ita Ibate e conduz o turista até às obras da Usina Hidrelétrica de Yaciretá. Outro destes passeios destinados a estudantes de engenharia civil leva o turista da cidade de Paraná até Santa Fé, passando pelo túnel subfluvial Hernandárias, construído em 1969.

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