São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Paraná mantém arquitetura do século 19
EDSON FRANCO
Os moradores lembram com orgulho que Paraná foi a capital da República Argentina entre 1853 e 1861. Mas o orgulho vira ressentimento quando lembram que perderam o título para Buenos Aires. Segundo alguns transeuntes do bulevar Oro¤o, uma maneira fácil de iniciar uma briga na cidade é chamar alguém de portenho. O sentimento parece recíproco. Por mais de dez anos, Paraná pleiteava junto ao governo federal uma ponte que a ligasse com a vizinha Santa Fé -só a Casa Rosada pode autorizar este tipo de construção na Argentina. Cansadas de esperar pela resposta da capital, as prefeituras de ambas as cidades se cotizaram e, como não podiam construir uma ponte, gastaram US$ 60 milhões na construção do túnel subfluvial Hernandárias. Paraná é a capital da Província localizada entre os rios Paraguai e Paraná, e por esta razão batizada de Província de Entrerrios. A vocação católica da população se revela também na catedral, no centro da cidade. Sustentada por 16 colunas de mármore, possui uma dúzia de estátuas de santos delicadamente acabadas. Paraná mantém em atividade a maioria de seus prédios públicos, todos do século 19. Seguem o estilo britânico de arquitetura e lembram obras como a estação da Luz, em São Paulo. Texto Anterior: Em terra, é preciso espírito de aventura Próximo Texto: Escala em Rosário é rápida, mas vale Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |