São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Céu de fogo' teria originado nome da região

PAULO GIANDALIA
DO ENVIADO ESPECIAL À TERRA DO FOGO

O nome Terra do Fogo teria sido dado pelo navegador português Fernão de Magalhães, o primeiro a circunavegar a Terra provando que ela era redonda.
Ao passar pelo estreito que hoje leva seu nome, Magalhães teria avistado as fogueiras dos aborígenes onas, que habitavam a região.
Outra hipótese diz que ele teria passado pela ilha durante o inverno, quando o céu fica mais avermelhado à noite.
Há 10 mil anos, a Terra do Fogo era ligada à América do Sul. A erosão causada durante o degelo da Era Glacial desgastou a cordilheira dos Andes e destruiu a ligação entre a Patagônia e o que hoje é a Terra do Fogo.
Outra causa foi a presença de movimentos geológicos que desviaram a cordilheira do sentido norte-sul para oeste-leste, "entortando" a ponta da América.
Transformada em território argentino há 110 anos, a Terra do Fogo tornou-se Província em 92.
Os últimos remanescentes das culturas aborígenes onas e yamanas –pescadores que habitavam o canal de Beagle– são duas índias: India Varela, 73, yamana que mora em Ushuaia, e a ona Virgínia.
Ela tem 57 anos e é sustentada atualmente pelo governo da Província.(PG)

Texto Anterior: Daniela Mercury é hit na "terra sem avós"
Próximo Texto: Ushuaia comemora o sol da meia-noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.