São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ushuaia comemora o sol da meia-noite

DO ENVIADO ESPECIAL À TERRA DO FOGO

No dia 21 de junho, solstício de inverno, a Terra do Fogo tem a noite mais longa do ano: são 22 horas de escuridão. Os fueguinos vão à forra em 21 de dezembro, quando o dia dura 22 horas e a noite não chega a ser escura.
O fenômeno, conhecido como sol da meia-noite, é comemorado com uma grande festa em Ushuaia.
O verão também marca a visita dos pinguins, que vêm para a ilha de Gabel, no canal de Beagle, para acasalar e trocar as penas. Quando os filhotes já sabem nadar, partem.
A Terra do Fogo não tem praias –as águas do canal de Beagle batem em pedras ou em areia escura. O mar é gelado, com temperatura média de 4oC, o suficiente para matar uma pessoa em dez minutos.
A temperatura mais quente já registrada em Ushuaia foi há dois anos, 27oC. A média no verão é de 7oC, oscilando de 10oC a 20o.
Suportar o frio não é doloroso. Apesar da temperatura (-12 a 2oC) e da neve de maio a agosto, a umidade relativa do ar é baixa, ficando entre 40% e 50% (na maior parte do Brasil ela fica acima de 80%).
Se você compra uma bota –a partir de US$ 80 (cerca de 80 URVs)–, meias de lã, um casaco impermeável e uma blusa de lã, a sensação de conforto é total.
Mas o frio exige cuidados. Os radiadores dos carros são aditivados com um produto químico que impede a água de congelar.
As autoridades aconselham que as casas sem água quente fiquem com uma torneira aberta o inverno inteiro, para que não congele a água dentro dos canos e estoure o encanamento. De preferência, a torneira mais longe do registro.
E nunca tente secar suas roupas fora de casa durante o inverno. Devido ao frio intenso e seco, uma camisa molhada e congelada pode "quebrar" e ficar sem a manga, por exemplo.(Paulo Giandalia)

Texto Anterior: 'Céu de fogo' teria originado nome da região
Próximo Texto: Turismo e importados sustentam economia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.