São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo e importados sustentam economia

PAULO GIANDALIA
DO ENVIADO ESPECIAL

A economia do arquipélago é sustentada por quatro fontes: turismo, comércio de importados sem imposto, pesca e extração de petróleo.
Ushuaia tem uma forte indústria eletroeletrônica. A maioria dos eletrodomésticos vendidos na Argentina são montados em Ushuaia e Rio Grande, com componentes vindos principalmente de fábricas de Manaus.
O objetivo do governo fueguino é diminuir a participação da indústria na economia e incentivar a agricultura, a pesca e o turismo.
O raciocínio é o de que estas só dependem da população do arquipélago, enquanto a indústria pode ser afetada por mudanças na lei argentina.
O aeroporto internacional em construção em Ushuaia e o porto de Rio Grande, em projeto, são duas peças fundamentais nessa tentativa de abrir a Terra do Fogo ao mundo.
A pecuária fueguina também teria papel importante, porque a ilha tem grandes áreas planas, próprias para a criação de ovelhas e gado bovino. Uma vantagem é a inexistência de doenças como a febre aftosa.
A exploração dos recursos naturais energéticos, como gás, petróleo e eletricidade, completam o quadro de alternativas. (PG)

Texto Anterior: Ushuaia comemora o sol da meia-noite
Próximo Texto: Há roteiros no inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.