São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malhe a bordo para sair inteirinho do vôo

MARISA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de uma série de programas de entretenimento a bordo, as empresas aéreas voltam suas atenções, agora, para a saúde de seus passageiros, preocupando-se não apenas em divertí-los durante os vôos, mas em fazer com que eles desçam inteiros em terra firme.
Os clientes internacionais da Vasp poderão se intimidar, à primeira vista, quando a comissária convidá-los a uma aula de ginástica com a "expert" da aeróbica –a esteticista Ala Szerman.
É claro que não se trata de uma aula convencional, pois os espaços internos de uma aeronave, mesmo em primeira classe, mal permitem a leitura de um jornal sem que se perturbe os vizinhos.
Mas o vídeo "Ginástica a Bordo", que a companhia passa a exibir em seus vôos de longa duração, principalmente nas rotas para o exterior é, sem dúvida, um presente para os passageiros, em especial para aqueles que enjoam só com o som da expressão "jet lag".
Logo após o despertar e antes do café da manhã, em apenas oito minutos, a experiente Ala Szerman consegue estimular seus "alunos" de bordo a uma sessão de exercícios que inclui alongamentos e atividades respiratórias.
"No início, os passageiros se entreolham, desconfiados", conta Regina Moreno, supervisora do programa. "Mas é só por um momento", emenda, até se certificarem que não vão dar nenhum showzinho solo.
"Afinal não há quem resista a uma esticadinha nos músculos, depois de ter ficado horas numa mesma posição", comenta Ala.
Ela lembra que, além dos problemas físicos, como má circulação, inchaço nos pés e mãos, estafa e mal funcionamento digestivo, muitas horas de vôo costumam interferir no humor das pessoas, trazendo distúrbios emocionais.
"Além da má postura, pois a coluna fica inativa por muito tempo, embora tenha que sustentar o corpo", enfatiza Ala Szerman.
Por isso, os exercícios propostos para o "Ginástica a Bordo" visam o relaxamento de áreas já normalmente tensionadas, como as costas, a região lombar, pescoço, braços e pernas. "Na verdade, são as partes do corpo mais atingidas durante um vôo", diz Ala.
Apresentada em dois canais –em português e em inglês–, a aula de ginástica a bordo inicia-se com exercícios de rotação para a nuca e prossegue com inspirações e expirações para aquecer e alongar a parte frontal do corpo.
"Os exercícios visam o aumento do fluxo sanguíneo nesses grupos musculares", diz. Ela continua sua sessão com contrações abdominais e de glúteos –sempre em harmonia com a respiração– e termina com movimentos dos quadris e parte frontal das coxas.
Mãos e plantas dos pés também são lembrados. Para eles, Ala Szerman propõe uma sessão de relaxamento com técnicas de massagens orientais como o do-in. "Não há nada melhor para distender os músculos e acabar com a tensão acumulada durante o vôo."
Exibidos nos percursos internacionais da Vasp, em especial nos vôos mais cansativos, a exemplo de São Paulo-Seul, –com duração de 14 horas até Los Angeles e mais 12 horas até a capital coreana– o programa de ginástica a bordo da Vasp já conquistou a receptividade dos passageiros.
Para a comissária Cecília Ferreira, chefe de equipe dos aviões MD-11 e Airbus A-300 –aeronaves utilizadas naquelas rotas– de uma maneira geral todos aprovam a idéia e procuram repetir os exercícios propostos, mesmo que de início mostrem uma certa timidez.
"É comum os coreanos ou japoneses começarem os exercícios, mas logo em seguida são imitados pelos brasileiros", afirma Cecília. (Marisa Rodrigues)

Texto Anterior: Empresas planejam o jato do ano 2000
Próximo Texto: Empresas têm kits antiestresse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.