São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
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Jamaica quer repetir o 'fenômeno Cancún'

ANGÉLICA BANHARA
ENVIADA ESPECIAL À JAMAICA

Imagine uma recepção com músicos e dançarinos vestidos com trajes típicos, drinques coloridos e, como cenário, o mar do Caribe. Para completar, uma semana sem ter que tocar em dinheiro.
O desembarque em Montego Bay, na Jamaica, para estadia em um dos "resorts" (hotéis de lazer) da rede Sandals é apenas o começo de uma aventura tropical pela "ilha da fantasia".
O preço: menos de US$ 2.000 (cerca de 2.000 URVs) por pessoa com tudo incluído ("all inclusive"), da passagem aérea às refeições, com direito a todos os tipos de drinques e passeios.
Aproveitando a "febre Cancún" que atingiu os brasileiros, cinco grandes operadoras turísticas decidiram investir na Jamaica para tentar repetir o fenômeno.
As operadoras Ati, CVC, Dimensão, Flot e Mundirama deram a largada patrocinando uma megafesta "in loco". Com apoio do Credicard e dos hotéis Sandals, investiram US$ 70 mil para levar 171 pessoas –a grande maioria agentes de viagens– para um fim-de-semana na Jamaica.
Em dois dias não se conhece toda a Jamaica, mas é tempo suficiente para deixar qualquer um com água na boca. Segundo o gerente de marketing da Ati, José Palandi Júnior, 34, até os profissionais de turismo sabem pouco do sistema "all inclusive".
As operadoras de viagens apostam nos pacotes fechados para alavancar o "fenômeno Cancun". Mas o mercado é restrito: a rede Sandals, responsável pelo serviço de hotelaria mais sofisticado da ilha, só aceita casais como hóspedes.
A rede Sandals tem seis "resorts" na Jamaica, todos com o sistema "all inclusive". Os pacotes incluem sete noites de hospedagem e a passagem aérea pela Air Vias. Os preços variam de US$ 1.813 por pessoa, no Sandals Inn, a US$ 2.250, no Dunn's River.
No Sandals Royal Caribbean, em Montego Bay, o pacote custa US$ 2.112 por pessoa. O hotel tem sete piscinas –quatro delas aquecidas e com hidromassagem–, três bares, quatro restaurantes (cozinha internacional, da Jamaica, da Indonésia e de baixas calorias).
Em uma lanchonete na praia, cerca de 20 tipos de drinques são servidos 24 horas por dia. Os esportes náuticos também são o ponto alto do hotel: esqui, windsurfe, caiaque, snorkeling e mergulho.
Os preços citados são válidos para a estadia na primeira semana de julho e para a entrada nos hotéis no dia 28 de julho. Durante o mês de julho (alta temporada), há acréscimo de cerca de US$ 50.

A jornalista ANGÉLICA BANHARA, editora-assistente dos Cadernos Regionais, viajou a convite das operadoras de turismo Ati, CVC, Dimensão, Flot e Mundirama.

ATI: (011) 258-4899; CVC (011) 231-1222; DIMENSÃO: (011) 257-8622; FLOT (011) 258-9811 e MUNDIRAMA (011) 255-2922.

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