São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
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Procon autua empresas por aumento abusivo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fleischmann Royal e a Copersucar, empresas da área de alimentos, foram autuadas ontem pelo Procon por praticarem aumentos abusivos de preços.
Segundo o Procon, as empresas estavam vendendo leite em pó (Royal) e açúcar cristal (Copersucar) por preços acima da média em URV (Unidade Real de Valor), de setembro a dezembro de 93. A lei 8.880, que criou a URV, define este aumento como abusivo.
Segundo o Procon, a Fleischmann Royal declarou que praticava média de 1,70 URV para a lata de leite Glória de 400 gramas. O órgão encontrou média de 1,64 URV nas notas fiscais dos supermercados Eldorado e Carrefour.
Marcelo Sodré, coordenador do Procon, disse que em abril, a empresa vendeu o produto ao supermercado Eldorado por 1,99 URV –17,06% acima do declarado.
Quanto à Copersucar, o Procon encontrou a embalagem de dois quilos do açúcar cristal por 1,01 URV no Carrefour, apesar de a empresa ter declarado o preço médio de 0,79 URV entre setembro e dezembro do ano passado.
A assessoria de imprensa da Copersucar informou que recebeu a intimação do Procon às 16h30 e que irá recorrer da medida no prazo de dez dias.
"O caso está no departamento jurídico e temos como comprovar que em momento algum a empresa praticou aumento abusivo", disse Aloísio de Almeida, assessor de comunicação da Copersucar.
Na Fleischmann Royal, a informação é que o expediente havia terminado às 17h e que a empresa se pronunciaria hoje.
Segundo Sodré, no caso de abuso de preços, as multas variam de 200 a 3 milhões de Ufirs (Unidades Fiscais de Referência).
No início da semana, o Procon já havia autuado a Gessy Lever e a Nestlé. Na quarta-feira passada, Amil, Blue Life e Golden Cross foram autuadas pelo órgão.

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