São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favoritos decepcionam na primeira fase

MAURO TAGLIAFERRI; ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira fase da Copa dos EUA superou a mesma etapa do Mundial da Itália em média de gols. Em 1990, este número ficou em 2,3, contra os 2,6 gols por partida atuais.
O que não significou, no entanto, uma evolução técnica das equipes em relação à Copa passada. Viu-se, sim, um maior equilíbrio entre as seleções.
Todas as chamadas "favoritas" ao título decepcionaram de alguma forma. A Colômbia, apontada como promessa, perdeu dois dos três jogos que disputou e foi eliminada.
A Alemanha, atual campeã mundial, passou pela Bolívia por apenas 1 a 0, empatou com a Espanha e tomou dois gols da fraca Coréia do Sul.
A seleção italiana passou às oitavas-de-final marcando apenas dois gols na primeira fase. O Brasil bateu dois times fracos e, ao se deparar com uma equipe mais entrosada, não passou de um empate.
Por outro lado, equipes de pouca tradição em Copas surpreenderam. A Arábia Saudita se classificou com o mesmo número de pontos que a Holanda e superando a Bélgica no Grupo F.
Também a equipe do México foi surpresa ao se classificar em primeiro lugar no Grupo E, o mais equilibrado da Copa, deixando Irlanda, Itália e a desclassificada Noruega para trás.
Os donos da casa, os EUA, de quem não se esperava mais que uma simples figuração, apresentaram bom futebol.
Um dos lances mais bonitos da Copa até agora foi proporcionado pelo zagueiro norte-americano Balboa: uma bicicleta que passou a centímetros da trave direita do goleiro colombiano Córdoba.
Números
Mesmo eliminada, a Colômbia conseguiu a maior média de passes certos na primeira fase do Mundial (540 por partida, 15,9 por minuto).
A pior equipe neste quesito foi a Arábia Saudita, que acertou 69% dos passes. O Brasil teve acerto em 87% de seus passes.
Pelos números do Datafolha, a seleção mais violenta foi a Nigéria, com média de 24 faltas por jogo. Os mais disciplinados são os suecos (9 por jogo).(Mauro Tagliaferri e André Fontenelle)

Texto Anterior: O BALANÇO DA PRIMEIRA FASE
Próximo Texto: Mundial já tem recordes batidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.