São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porta-voz da 'Geração X' lança novo livro

DO "USA TODAY"

Douglas Coupland está lançando seu segundo livro: "Life After God", uma série de histórias curtas que associa a "Geração X" à espiritualidade.
Ele se transformou em escritor de cabeceira dos universitários americanos com o livro "Generation X: Tales of an Accelerated Culture" (não lançado no Brasil), que estabeleceu os padrões para a chamada "Geração X" (leia texto abaixo).
Com seu primeiro livro, Coupland transformou-se no porta-voz da geração pós-yuppie.
E ele ainda é questionado sobre a "Geração X". "Eu falo por mim, não por uma geração. Parece que passarei a vida rejeitando esta obrigação."
Seu novo livro pode ajudá-lo a livrar-se desta praga. Os contos fazem a linha séria.
Como o protagonista de "1.000 Years (Life After God)", a última história do livro, ele diz: "(mas agora aos 30) acho que o preço que pagamos por nossa vida de sonho é a incapacidade de acreditar completamente no amor. Em vez disso adquirimos uma ironia que devasta tudo o que toca."
Foi um acaso a espiritualidade ter suplantado o mundo material para Coupland. Ele nem sabe bem porque, mas histórias curtas começaram a "brotar".
Coupland colocou suas história em pequenos livros, feitos em uma copiadora e os distribuiu para os amigos. "Eu não sabia que eles se transformariam em um livro de verdade."
E "Life..." manteve esse espírito de minilivros. Na última capa há uma mensagem: "Por favor, remova as capas antes de ler."
Por que? "Assim o livro não será julgado pela sua capa e os leitores estarão conscientes de que estão segurando este estranho objeto feito de papel e palavras totalmente desprovido de tecnologia chamado livro."
Ser um escritor não estava nos planos de Coupland. Mas depois da escola de arte, ele começou a trabalhar para uma revista de Montreal para custear seus objetivos.
Uma série de perfis para a revista colocou-o em uma posição ideal para escrever um livro descrevendo a geração. Este livro transformou-se em "Generation X".
Coupland usou parte de seus conhecimentos de arte para produzir seis clipes de 30 segundos em conjunto com a MTV para promover "Life After God".
As histórias revelam uma transformação pela qual Coupland diz estar passando. "Para mim não havia nada, nem mesmo semente de uma experiência religiosa para tirar algo. Então percebi que tinha que construir algum tipo de fé."
Os pais de Coupland não conversavam sobre religião e não comemoravam o Natal ou a Páscoa.
Em "1.000 Years (Life After God)" o personagem principal finalmente pára de tomar antidepressivos, começa um processo de autoconhecimento e aceita que precisa de Deus para tornar-se uma pessoa melhor.
As histórias soam verdadeiras porque Coupland foi até o fim do poço. Ele acredita que seu trabalho encontrou um santuário no reino da religião. "Tudo o que escrevo ou penso agora parece, no final, voltar-se para a religião", diz.

ONDE ENCONTRARA
Livraria Cultura (av. Paulista, 2073, lj. 153, tel. 011.285-4033, não têm os livros à disposição, mas aceita encomendas. "Generation X: Tales of an Accelerated Culture" custa R$ 23,72 e "Life After God" sai por cerca de R$ 34.

Texto Anterior: QAWWALI EXPRESSA O DIVINO
Próximo Texto: Saiba o que quer dizer o termo 'Geração X'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.