São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que quer dizer o termo 'Geração X'

DA REPORTAGEM LOCAL

O termo "Geração X" entrou em pauta nos Estados Unidos após o lançamento do livro "Generation X...", de Douglas Coupland.
Ele quer dizer isso mesmo: geração nada. Quem quiser entender o que o termo significa pode pensar em Kurt Cobain (vocalista do Nirvana que se suicidou este ano).
As letras de Kurt falam de falta de perspectivas e da angústia que isso causa.
Ele pode ser um exemplo de integrante da "Geração X". Essas pessoas têm hoje em dia entre 20 e 30 anos (Kurt tinha 28 anos).
Eles nasceram após o "baby-boom" –fenômeno que aconteceu entre as décadas de 40 a 60, quando a população dos EUA "explodiu".
Com a crise econômica dos anos 60 e a necessidade de as mulheres trabalharem fora para aumentar a renda doméstica, houve a redução da natalidade.
As pessoas da "Geração X" não têm mais a sede de mudanças que seus pais tinham. Não querem mais mudar o mundo, nem fazer uma revolução sexual.
Também não têm mais a necessidade de ir contra a experiência hippie dos anos 70, se apegando no consumismo e na vontade de "se dar bem", como fizeram os yuppies dos anos 80. Não são uma coisa nem outra, são nada mesmo.
Como se não bastasse, ainda convivem com a Aids. São com certeza a geração mais atingida pelo vírus (no sentido de comportamento).
O "amor livre" conquistado pelos jovens dos anos 70 virou piada para eles. E, ao contrário dos yuppies que se seguraram no moralismo, essa geração parece não acreditar no casamento e nem no moralismo.
Mas se sexo é assunto importante, homossexualismo é assunto obrigatório para a "Geração X".
A propagação do vírus da Aids, junto com outros fatores, fez com que o sexo passasse a ser tratado com mais naturalidade.

Texto Anterior: Porta-voz da 'Geração X' lança novo livro
Próximo Texto: Filme narra "conflitos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.