São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de qualidade tem financiamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco do Brasil, através de um convênio com o Sebrae SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), há dois anos, financia a implantação da ISO 9.000.
O crédito é exclusivo para micro e pequenas empresas que queiram implantar programas de qualidade baseados na International Organization for Standardization.
As condições para obtenção do crédito de até 35 mil Ufirs (Unidade Fiscal de Referência) são: correção pela TR (Taxa Referencial) mais 1% ao mês, carência de 12 meses e amortização em 24 meses.
O empresário interessado deve procurar o Sebrae SP ou o QSP (Centro Brasileiro de Qualidade, Segurança e Produtividade).
O QSP é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1990, que auxilia as empresas na implantação de programas de qualidade que obedeçam às normas da ISO 9.000.
Qualidade
A ISO 9.000, conjunto de normas internacionais sobre sistemas de gerenciamento da qualidade, foi editada nos Estados Unidos em 1987.
Funciona como um certificado. É uma garantia de que a empresa que o possui opera em todas as suas áreas –compras, projeto, embalagens etc.– com sistemas de qualidade.
Atualmente, se uma empresa de qualquer país do mundo pretende exportar algum produto, deve ter o certificado ISO 9.000. Caso contrário, a mercadoria pode não ser aceita.
O certificado não é exigido apenas na exportação. "Hoje, a relação cliente-fornecedor está sendo tratada a partir das condições da ISO 9.000", diz Francesco De Cicco, 42, diretor do QSP.
Segundo De Cicco, a ISO 9.000 é uma forma de colocar barreiras não tarifárias em um mundo cada vez mais competitivo, além de servir como proteção às empresas.
O QSP criou, em convênio com o Sebrae, o Consórcio ISO 9.000 de Micro e Pequenas Empresas, para baratear os custos de implantação do programa de qualidade e obtenção do certificado.
Para participar –em agosto abre um novo grupo– o empresário paga R$ 700 por mês (durante nove meses) mais a taxa do certificado (R$ 2.000).
No Brasil, os organismos certificadores da ISO 9.000 são credenciados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

ONDE ENCONTRAR
QSP - tel. (011) 881-7074; Sebrae SP - tel. (011) 270-3988.

Texto Anterior: Pequenas indústrias mantêm aquecimento
Próximo Texto: Oficina foi aberta em 1930 com serviços de aluguel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.