São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oficina foi aberta em 1930 com serviços de aluguel

Empresário é bicampeão de longo percurso de bicicleta

ROBERTA JOVCHELEVICH
DA REPORTAGEM LOCAL

O italiano Sante Bergamo, 82, lida com bicicletas desde o final da década de 20, quando, recém chegado da Itália, foi trabalhar em uma oficina.
Em 1930, ele resolveu abrir sua própria oficina, a Casa Bergamo Bicicletas, no Cambuci (centro de São Paulo), com serviços de aluguel.
Três anos depois –época em que passou também a vender bicicletas– a loja mudou para outro endereço, na Vila Mariana (zona sul), onde se encontra até hoje.
"Naquele tempo, a gente vendia em até dez prestações iguais, sem cobrar aumento", lembra o comerciante.
Ele conta que o veículo era usado para fazer entregas por farmácias e açougues, e como transporte, pelos operários. "Eram poucos os que podiam ter bicicleta como hobby ."
Bergamo era um deles e o gosto pelas duas rodas o transformou em esportista. Tanto que foi bicampeão brasileiro de longo percurso de bicicleta.
Hoje, ele acha que pouca coisa mudou no veículo. "Houve uma mudança na qualidade do material usado na fabricação, mas o produto em si continua o mesmo."
As bicicletas artesanais, com aro de madeira, que Bergamo fazia, foram deixadas para trás. Mas a que ele sai para pedalar, de vez em quando, ainda ostenta a marca Bergamo.(RJ)

Texto Anterior: Programa de qualidade tem financiamento
Próximo Texto: Dá para montar uma loja com US$ 10 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.