São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coronel e médico coordenam proteção a Brizola

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Os principais responsáveis pela segurança do candidato do PDT à Presidência, Leonel Brizola, são duas pessoas que já ocuparam cargos em seu último governo no Rio.
O coordenador da segurança é o coronel PM da reserva Heleno Barbosa, 45. Ele foi sub-chefe da Casa Militar de Brizola e é candidato a deputado estadual pelo PDT do Rio.
Barbosa acompanha Brizola em quase todas as suas atividades e às vezes ocupa a direção dos carros que conduzem o candidato.
Outro que sempre está ao lado de Brizola e também viaja em seu avião é seu ex-secretário de Saúde e Transportes, Pedro Valente.
Médico e dono de uma clínica no Rio, Valente cuida da segurança –anda com um pequeno bastão que pode ser utilizado como um cassetete– e de eventuais problemas de saúde do candidato durante suas viagens.
Barbosa está sempre armado e é o responsável pela montagem do esquema de segurança e da vistoria dos locais visitados por Brizola.
Nas atividades de rua, Barbosa distribui dezenas de abraços e tapinhas em pessoas desconhecidas que tentam aproximar-se do candidato pelo PDT.
Nesses momentos, ele aproveita para checar a existência de alguma arma escondida.
A orientação geral da segurança é do próprio Brizola. Ele chega a interferir em alguns detalhes, como o de procurar deixar sempre ao lado de seu avião um dos integrantes da comitiva. Isso ocorre principalmente em aeroportos do interior.
Além de Barbosa e Valente, a segurança de Brizola inclui pelo menos mais quatro ou cinco pessoas –em geral, policiais militares destacados pelos governos dos estados que visita.
Esses outros seguranças costumam ocupar um carro que segue o utilizado por Brizola.
Segundo Barbosa, a Polícia Federal ainda não destacou agentes para ajudar na segurança do candidato.

Texto Anterior: Segurança de Lula está desarmada
Próximo Texto: Coronel da PM acompanha FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.