São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinfônica de SP abre Festival de Inverno

MARCO CHIARETTI
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS DE JORDÃO

O 25º Festival de Inverno de Campos de Jordão começou sábado à noite, com um concerto realizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O regente foi o maestro Eleazar de Carvalho, 82.
A orquestra estreou sua atual composição, com 120 músicos. O solista da noite foi o violoncelista Antonio Menezes. O espetáculo, transmitido ao vivo pela TV Cultura do Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, começou na hora marcada, 21h.
O maestro Eleazar de Carvalho inclui sempre uma peça do inglês Henry Purcell no repertório da abertura: a "Trumpet Voluntary", uma composição orquestral curta e de grande efeito sonoro. Dezesseis trompetistas começam a execução fora do palco, nas laterais do auditório, e vão em direção ao palco.
Havia mais de 1.000 pessoas no auditório. Muita gente ficou de fora. Entre os assistentes estavam o governador do Estado, Luiz Antonio Fleury Filho, e o secretário estadual de Cultura, Ricardo Ohtake.
Muitas pessoas levaram os filhos. Tiago, de dois anos, dormiu no colo da mãe logo após o final da apoteose dos sopros, quando a orquestra começou a executar o Concerto para Violoncelo e Orquestra, op. 107, composto pelo russo Dimitri Shostakóvich.
Menezes, um especialista em compositores russos, foi muito aplaudido. Tocou a Marcha, do também russo Prokofief como bis.
Na segunda parte do programa, a orquestra tocou os quatro movimentos da Sinfonia nº 7, do norte-americano Ezra Laderman. O compositor estava presente e foi aplaudido ao final.

Texto Anterior: Ney, Ben Jor e Daniela brilham em Montreux
Próximo Texto: Cientistas criam shopping center virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.