São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lisboa 94 recebe visita de 400 mil pessoas nos primeiros cem dias

JAIR RATTNER
DE LISBOA

Mais de 400 mil pessoas estiveram nas atividades da Lisboa 94 - Capital Européia da Cultura, segundo o balanço dos cem dias do evento. Segundo Vítor Constâncio, o presidente da sociedade que organiza a capital da cultura, "o balanço é francamente positivo".
Um dos destaques foi o aumento das visitas às mostras e exposições. A organização da Lisboa 94 afirma ter conseguido o objetivo de criar novos públicos para a cultura no país.
Segundo a organização, mais de 120 mil pessoas estiveram nos museus para ver as programações especiais da capital cultural, das quais a maior parte nunca tinha entrado num museu antes.
Entre os grandes sucessos está a mostra de cinema europeu –com a apresentação de um filme clássico por dia. A média de público tem sido de 700 pessoas por sessão, numa sala em que cabem 850 espectadores.
As maiores críticas que a organização tem sofrido é pela falta de ingressos para os espetáculos de música erudita –o ponto forte da capital cultural. Todas os ingressos já estão esgotados.
Para Constâncio, o importante agora é a continuidade: "A minha proposta é que seja realizado um festival de verão em Lisboa todos os anos". O objetivo seria manter o público que foi criado com o aumento da oferta cultural.
Constâncio aponta como indicador do sucesso da capital cultural européia o impacto na imprensa estrangeira.
Constância critica a falta de iniciativa dos operadores turísticos portugueses. Eles não aproveitaram a ocasião para montar pacotes de viagens a Lisboa com visitas às exposições e aos espetáculos.

Texto Anterior: Kevin engrossa a voz em "Anos Incríveis"
Próximo Texto: Teatro invade Portugal com 53 espetáculos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.