São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Começam as promoções em real

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As grandes redes de lojas e de supermercados preparam grandes promoções para este mês. Com a queda nas vendas, os descontos vão ser o chamariz para trazer clientes às lojas.
A estratégia do comércio continua sendo a de manter os estoques bem reduzidos, devido aos juros altos. Como o consumo desabou nos últimos dias, as promoções voltam com força.
O Mappin, por exemplo, colocou 1 milhão de brinquedos à venda por R$ 14,00 -duas prestações de R$ 7,00. A promoção começou na última segunda-feira. Termina no próximo dia 16.
A Lojas Americanas vai colocar a partir de sexta-feira 5 milhões de peças em promoção -válida por uma semana.
Serão 1.000 itens variados, informa Frederico Luz, diretor de compras. Nesta semana, a promoção se concentra na área de queijos, vinhos, malas e produtos para férias –entre eles bicicletas.
Luz conta que são muitos os fornecedores dispostos a negociar preços mais baixos e por essa razão vai dar para intensificar os descontos aos clientes.
A Casas Bahia faz hoje promoção de 14 produtos. Michael Klein, diretor, informa que essas mercadorias –TVs, lavadoras, freezers e geladeiras– vão custar entre 5% e 10% menos do que nas lojas da concorrência.
"Temos que fazer promoção para incentivar o consumo", afirma. Segundo ele, os estoques da empresa são da ordem de US$ 60 milhões -o equivalente a dois meses de venda da sua rede de 100 lojas.
Na Arapuã, a estratégia é acompanhar o mercado antes de deslanchar programas de fortes promoções. João Alberto Ianhez, diretor de relações públicas, diz que cerca de 10 produtos já estão com descontos nessa rede de lojas. Esse número pode aumentar em breve.
No Paes Mendonça, a estratégia agora é atrair o consumidor para compra de produtos que custam menos do que R$ 1,00. A empresa escolheu cerca de 40 produtos deles para vender por preços até 30% mais baixos do que os da concorrência, segundo Vander Vasconcelos, diretor da rede em São Paulo.
Hoje, o Paes Mendonça também coloca outros 200 itens em promoção. É o que a empresa chama de quarta-feira de preços miúdos.

Próximo Texto: Preços desiludem consumidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.