São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazo de pagamento aumenta na Francal

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de calçados começam a aumentar os prazos de pagamentos com a chegada do real. O movimento já pôde ser sentido ontem durante a 26ª Francal, feira da indústria calçadista que se realiza em São Paulo.
Renato Morosoli, 32, gerente comercial e de marketing do Grupo Canvas, afirmou que o prazo praticado antes do real era de 28 dias.
Agora, é de até 42 dias, com prazo médio de 35 dias. Os juros giram em torno de 2% a 3% ao mês.
A Alpargatas pensa em ampliar seus prazos, revelou Paulo Lalli, 37, diretor-comercial da divisão de calçados. Desde abril a indústria oferece aos lojistas até 49 dias. "Mas para aumentar prazos precisa haver aumento do capital de giro. Vamos com cautela."
Na M2000, até dois meses atrás compradores tinham 21 dias para pagar.
Com o real o prazo dobrou, afirmou Gal Martiniano, 30, vice-presidente da empresa. "Acreditamos que poderá chegar a 60 dias quando a moeda se estabilizar". Os juros oscilam entre 3% e 5% ao mês.
A Ortopé é outra que mudou. Desde a semana passada oferece 45 dias de prazo –antes, pedia 28 dias, afirmou Luiz Hoffmann, 32, diretor comercial.
A Abicalçados, que reúne a indústria do setor, enviou ontem documento ao ministro Rubens Ricupero (Fazenda) pedindo a revisão da política de juros.
Segundo a entidade, "o Banco do Brasil opera, no desconto de duplicatas, cerca de 11,4% de juros ao mês –"patamares inconcebíveis em uma economia que se pretende estabilizada", diz o texto.(Filomena Sayão)
26ª Francal - até amanhã das 10h às 19h no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, zona norte da cidade. Aberta a portadores de convites ou a profissionais do setor.

Texto Anterior: SDE manda empresas reduzir preços
Próximo Texto: Governo reduz alíquota de IPI para autopeças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.