São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA consulta seu conselho para alterar regras da F-1

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consulta seu conselho neste fim-de-semana para votar a adoção das alterações de regulamento para 1995.
As novas normas podem passar a valer já a partir do GP da Alemanha, no próximo dia 31 de julho.
A idéia de antecipar as mudanças é do presidente da entidade, Max Mosley. Mas o grupo técnico da FIA já recebeu pedidos para que a antecipação não aconteça.
A maioria dos pedidos vem de equipes médias que não teriam condições materiais ou financeiras de arcar com tantos custos.
Para se ter uma idéia, o programa de 95 prevê até motores de 3,0 litros (3.000 cc) no lugar dos atuais propulsores de 3,5 litros. A capacidade dos motores também estaria limitada a, no máximo, 600 hp (cavalos-de-força).
Estuda-se a manutenção da maioria das regras adotadas este ano, após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, para tornar a categoria mais segura.
O mais certo é que nada seja antecipado agora que a F-1, aparentemente, está segura. Mas a grande preocupação das equipes, no entanto, é como ficará o regulamento do próximo ano.
Times como a Footwork (Arrows), de Christian Fittipaldi, não investem um centavo em seus carros enquanto não souberem quais serão as regras do jogo. Investimento reclamado insistente pelo piloto brasileiro, no último fim-de-semana, em Magny-Cours.
Para entender a urgência das equipes, basta lembrar que é neste período da temporada que os carros do próximo ano começam a ser desenvolvidos.
O calendário é outro item que vem sendo discutido pela FIA. O circuito de Zeltweg, na Áustria, tem 99% de chances de abrigar um GP em 95. Em outubro, após o GP da Hungria.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Motorista desmente no tribunal álibi da defesa de O.J.Simpson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.