São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
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'Quatro Casamentos' resgata o romantismo

RICARDO CALIL
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

"Quatro Casamentos e um Funeral", comédia romântica dirigida por Mike Newell, chega ao Brasil com a merecida reputação de fenômeno cinematográfico.
Após nove semanas em cartaz, chegou ao primeiro lugar de bilheteria nos Estados Unidos, arrecadando até agora US$ 51 milhões.
"Um Peixe Chamado Wanda", de 1988, havia sido o último filme britânico a liderar o "box office" americano.
Na Inglaterra e França, se tornou a maior bilheteria de um filme britânico em todos os tempos. O filme chegou ao topo também na Austrália, Suíça e Canadá.
Como protoganista do filme, Hugh Grant foi elevado à categoria de "sex symbol" e comparado a Cary Grant. Por dia, recebia centenas de cartas de fãs americanas enlouquecidas com seu estilo de galã carente e desajeitado.
O poema "Funeral Blues", de W.H. Auden, recitado no filme, virou sucesso instantâneo em livrarias americanas e motivou uma reedição das poesias do escritor.
Nada mau para um filme que, com custo de US$ 4 milhões (dez vezes menor que a média americana), estreou em apenas cinco salas nos Estados Unidos. O marketing do filme se armou, sobretudo, na propaganda boca a boca.
"Quatro Casamentos e um Funeral" esconde um segredo aparentemente simples –traz o romantismo de volta às telas, com uma boa dose de humor.
Pela reação do público nas pré-estréias, deve repetir aqui o sucesso conquistado no exterior.

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