São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
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Locadora de games reprograma cartuchos em menos de um minuto

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Quando um novo videogame, daqueles considerados "quentes", baixa no mercado americano é um Deus-nos-acuda. A garotada corre imediatamente às locadoras querendo levar sua cópia para casa.
O que invariavelmente acontece é que 90% dos garotos acabam saindo de mãos vazias porque as lojas não têm um número suficiente de jogos para alugar. Essa situação é frustrante não só para o consumidor como também para os empresários, que vêem, em cada garoto desapontado, uma oportunidade perdida de fazer dinheiro.
Agora a NewLeaf Entertainment, joint venture entre a IBM e a rede Blockbuster Vídeo, parece ter encontrado a saída.
A empresa desenvolveu um sistema de reprogramar os cartuchos de videogames de forma que se possa gravar, com a mesma qualidade do original, uma cópia dos jogos do Sega Genesis numa fita em branco. Em menos de um minuto.
O sistema da NewLeaf será apresentado ao público em quiosques instalados dentro das locadoras Blockbuster. Na cabine, a garotada poderá escolher os jogos que quer levar consultando um catálogo de multimídia que inclui até trechos dos jogos do Sega Genesis.
Ao fazer a sua escolha, o consumidor recebe um papel do computador com o número de código do jogo impresso ali. Se aquele videogame não está disponível no momento, em cerca de 20 segundos o vendedor da Blockbuster faz a cópia usando uma máquina que eletronicamente identifica o número do jogo escolhido. A mesma máquina imprime ainda um papel com as instruções específicas para aquele jogo. Todo o processo não leva nem um minuto.
Obviamente, as locadoras Blockbuster colocarão seus funcionários para fazer cópias extras dos software mais procurados que ficarão na prateleira esperando pelos famintos consumidores.
Com o apoio já certo da Sega e, em negociações com a Nintendo, o sistema da NewLeaf está atraindo a atenção de vários outros fabricantes de videogame.
Se a coisa progredir, os executivos, da NewLeaf já têm até um projeto para colocar o sistema além do mercado de aluguel de vídeo, avançando para o mercado de brinquedos e produtos eletrônicos.
A idéia seria vender videogames em cartuchos "reaproveitáveis" da NewLeaf. Quando a garotada se cansar daquele jogo, volta à loja e reprograma a fita, recebendo um outro jogo naquele mesmo cartucho e pagando a metade do preço por ele. A invenção só não vai agradar aos fabricantes de software, que certamente perderão dinheiro no processo. Mas até lá, a NewLeaf terá inventado também um sistema para acomodar esses seus fornecedores.

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