São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
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CANAL ABERTO

Pergunta: Tenho um 386DX, 40 MHz, 8 Mbytes de RAM, scanner Prolab P&B (software "ProImage") e placa especial de impressora que controla a LaserJet HP 2P (300 dpi) a partir da CPU, usando LPT2 e aumentando a resolução para 800 dpi. Lendo o manual do scanner, mudei a configuração de IRQ5 para IRQ10, sem saber que a placa da impressora também usa o IRQ10. Liguei o micro e usei de cara o scanner. Ao tentar imprimir, o ícone especial da impressora tinha desaparecido. Reconfigurei o scanner para IRQ5, mas o "boot" passou a travar com a mensagem "FDD Failure". Retirando a placa do scanner, a mensagem persiste, porém retirando a placa da impressora, o micro funciona normalmente com a HP 2P em LPT1 (original, 300 dpi). Achando que a placa tinha pifado, consegui uma nova com o fornecedor, mas o problema continua. Pode um vírus estar causando isso?"
(Geraldo K. O., São Paulo - SP)

Resposta: O IRQ é conhecido como um canal de pedido de interrupção de hardware. Todos os dispositivos, como modem, portas de I/O ou scanner, utilizam o IRQ como forma de "chamar a atenção" da CPU, informando que estão prontos para executar uma determinada ação. As interrupções são mais frequentes do que se imagina. Por exemplo, a cada vez que se aperta uma tecla é gerado uma interrupção que é composta por um sinal eletrônico e endereço de um vetor de interrupções. Quando isso acontece, o hardware copia o conteúdo do contador de instruções para uma pilha na memória principal. Depois que a interrupção é processada, o conteúdo da pilha é copiado de volta no contador de instruções e fica à espera da próxima interrupção.
Os endereços de IRQs, como da impressora, do teclado, do disco rígido, da controladora, entre outros, já vêm definidos pelo fabricante do equipamento. Durante o processo de inicialização do computador, é feito uma verificação dos endereços especificados. Caso dois dispositivos estejam compartilhando o mesmo IRQ, podem ocorrer conflitos causando sérios problemas para o equipamento.
É importante manter um registro de IRQs usados pelos dispositivos no seu computador para que, quando houver necessidade de alterar a configuração de uma placa, não aconteçam conflitos. Caso o leitor não saiba quais IRQs estão sendo utilizados e caso não tenha a documentação referente a todas as placas, pode-se usar um programa utilitário como o "Microsoft Diagnostics (MSD)" que acompanha o "MS-DOS 6.0" e 6.2 e o "Windows 3.1". O "MSD" faz um diagnóstico completo da máquina, exibindo diversas informações, como status atual dos IRQs, tipo de placa controladora de vídeo, processador, entre outros.
Esse tipo de diagnóstico também pode ser feito utilizando-se os programas "SI (System Information)" do "PC Tools" ou "Sysinfo" do "Norton Utilities". Muitas vezes, ao reatribuir IRQs, é necessário, também, mudar a configuração de software do equipamento (por exemplo, parâmetros de linha de comando ou definições nos arquivos Windows.INI).
Sem conhecer em detalhes toda a configuração dos seus dispositivos fica difícil diagnosticar a causa efetiva do problema, que pode estar ocorrendo por diversos motivos. Pelas informações que foram apresentadas, a hipótese mais provável é que o problema esteja ocorrendo com a configuração da placa especial da impressora e não devido à presença de um vírus. Verifique o setup de sua máquina, observando se as configurações da impressora e do scanner estão corretas. Se o problema persistir, faça uma reinstalação de todos os dispositivos ou entre em contato com o serviço de suporte técnico dos fornecedores, tanto da placa da impressora quanto do scanner, pedindo maiores detalhes que possam ajudar a chegar a uma solução da configuração.
Marco Antonio Land de Almeida é gerente da Coritel Serviços de Informática, ligada à Andersen Consulting.

Cartas para a seção Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para Folha de S. Paulo, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01201-001, Campos Elíseos, São Paulo, SP

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