São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilha prepara novo governo e cessar-fogo unilateral em Ruanda

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

O general Paul Kagame, comandante das forças da FPR (Frente Patriótica Ruandesa), disse ontem que a guerrilha da minoria étnica tutsi vai formar "em poucos dias" um governo "com ampla base popular" e declarar um cessar-fogo unilateral.
O anúncio foi feito um dia após a tomada de Kigali, a capital. A FPR domina 75% do território de Ruanda, consolidando sua vitória sobre as forças do antigo governo, da etnia majoritária hutu.
As forças da FPR estão a apenas 10 km das tropas francesas que estão no país numa intervenção militar em nome da ONU. "Se nossos soldados forem atacados, responderão", afirmou o ministro da Defesa francês, François Léotard.
O relacionamento entre a França e a FPR nunca foi bom, uma vez que os franceses sustentaram durante anos o governo hutu, etnia responsável pela morte de milhares de tutsis. A FPR se opôs fortemente à "missão humanitária" francesa, iniciada há duas semanas.
O problema se agravou esta semana, após a criação de uma "zona humanitária de segurança" pela França, na qual os homens do FPR não poderiam entrar.
"Isso é neocolonialismo", disse o representante da FPR na Europa. "Essa zona representa a última resistência das forças do governo. Nós não deixaremos de atacar Gikongoro por causa dos franceses."
Se isso ocorrer, o confronto é muito provável. Mas a FPR anunciou em Kigali que não quer conflito com os franceses.
"Nossa missão é estritamente humanitária", reafirmou na África do Sul o presidente francês, François Mitterrand.

Texto Anterior: Começa o 'Nurembergue' da Itália
Próximo Texto: Ministro da África do Sul anuncia renúncia e nega motivos políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.